Além da nova geração do C3 e dos futuros modelos derivados do Projeto C-Cubed, o calendário de lançamentos da Citroën para a Argentina prevê a estreia de outra importante novidade: o crossover C4. Lançado na Europa em 2020 como sucessor do C4 Cactus, o modelo está sendo estudado pela divisão local e, se tudo seguir como planejado, poderá estrear no mercado vizinho em 2023.

Valère Lourme, chefe de desenvolvimento da Citroën para a América do Sul, foi até a França testar o crossover e confirmou que a novidade está em estudos. Detalhes sobre a versão destinada ao mercado argentino ainda são desconhecidos, mas tudo indica que a escolha poderá recair sobre configurações equipadas com motor 1.2 PureTech de 130 cv. No Chile, o C4 já é comercializado com este propulsor, além do 1.5 turbodiesel BlueHDi de iguais 130 cv.

Galeria: Novo Citroën C4

Ao todo, o C4 mede 4,36 metros de comprimento e conta com 2,67 metros de distância entre-eixos. Toma como base a plataforma modelar CMP, também chamada de EMP1 e destinada para modelos de porte compacto, apesar de o nome C4 historicamente sempre ter batizado veículos médios. Na prática, é a mesma arquitetura usada pela Peugeot no 208, fabricado inclusive na própria Argentina.

O design, enquadrado nas mais recentes tendência da Citroën, é certamente o principal chamariz do C4. Por fora, o estilo diferenciado da carroceria atrai todas as atenções e mistura elementos de SUV, hatchback e cupê. Na dianteira, destaque para linhas agressivas e faróis divididos com LEDs em formato de Y. Na traseira, o caimento característico do teto é o principal atrativo estético.

No portfólio argentino da Citroën, o C4 será posicionado acima do C4 Cactus e abaixo do C5 Aircross e deverá atrair órfãos do finado C4 Lounge.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com