Mesmo com SUVs e mais SUVs, o mercado brasileiro ainda é dominado pelos hatches compactos em volume. Dentro do segmento, os com motores 1.0 ainda são os favoritos principalmente pelos preços, normalmente como as opções de entrada nos catálogos, e também pelas vendas diretas e aos que procuram a eficiência dos "milzinhos" aspirados. 

Depois de 16 anos, a Peugeot volta a oferecer um motor 1.0 na linha 200. Até 2006, o 206 utilizou o 1.0 16v da Renault e criou um volume para o hatch compacto, era de ouro da empresa no mercado brasileira. Com o novo Peugeot 208 1.0, dessa vez com um motor Fiat, a francesa quer voltar a estes bons tempos e, convenhamos, tem boas chances de conseguir. 

Peugeot 208 1.0 Style 2023

O que é?

Agora dentro da Stellantis, a Peugeot já sente os efeitos de estar no mesmo grupo da Fiat. Depois do Partner Rapid, o 208 2023 aproveita que, na prateleira, já está o 1.0 aspirado Firelfy utilizado no Fiat Argo. Sim, mais uma vez a Peugeot utilizou o motor de outra marca, mas agora de seu grupo, para ganhar espaço de mercado e se tornar opção entre Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e...Fiat Argo. 

A engenharia da Stellantis já trabalha nesse carro há cerca de 2 anos. Apesar de ser um motor conhecido, o Firefly precisou de mudanças para entrar no Peugeot 208 por dois motivos principais: ser uma outra plataforma e não ser um "Argo francês" para quem dirige, diferenciando os dois modelos do grupo em dirigibilidade e respostas. Pra quem achava que seria simples "só" colocar o motor ali...

Peugeot 208 1.0 Style 2023
Peugeot 208 1.0 Style 2023

O Peugeot 208 usa a plataforma CMP, a modular que nasceu ainda na PSA e será utilizada pela Fiat/Jeep na Europa. Concebida para motores pequenos, aceitaria perfeitamente o 1.0 Firefly, de 3 cilindros, mais facilmente que recebeu o 1.6 aspirado das versões mais caras. A engenharia teve que retrabalhar o arrefecimento para o cofre menor do 208 (na comparação com o Argo) e periféricos como compressor de ar-condicionado e alternador, já que até a arquitetura eletrônica e elétrica é outra no Peugeot. 

Sistema de escape, admissão, chicotes de motor e do carro, além de coxins e semi-eixos para o câmbio Fiat, tudo teve que ser desenvolvido para o Peugeot 208. A central eletrônica, ECU, é a mesma, mas com acertos específicos, como respostas de acelerador e do motor, específicos pro Peugeot 208 e sua proposta mais dinâmica, mesmo sendo um carro 1.0. Suspensão recebeu ajustes para se adequar ao novo peso do conjunto, focado em molas e amortecedores.

Como anda?

O motor 1.0 Firefly para o 208 tem os mesmos números do Argo. São 71 cv e 10 kgfm de torque com gasolina e 75 cv e 10,7 kgfm com etanol. Com a arquitetura de 2 válvulas por cilindro e comando único com variador, já o conhecemos como um motor que vai muito bem em baixas rotações, principalmente na cidade, mas deve fôlego em altas rotações. E, sobre o Peugeot 208, sabemos que seu comportamento dinâmico é bom. Agora, junte os dois.

Peugeot 208 1.0 Style 2023

Este primeiro contato foi no Autódromo de Capuava. Carro 1.0 no autódromo? Sim, também achei estranho, mas é uma pista com uma boa variação de altitude, com subidas e descidas, além de ser bem travada e estreita. Um desafio mostrar como o 208 1.0 anda em poucas voltas, mas até que funcionou bem. 

Nas curvas, o Peugeot 208 1.0 se comporta como já conhecemos do hatch. A direção elétrica é direta e a suspensão mantém o carro na trajetória mesmo nas curvas mais fechadas. O i-Cockpit, arquitetura da Peugeot com um painel de instrumentos elevado (composto por velocímetro e conta-giros analógicos e uma tela menor central com velocidade e computador de bordo) e volante de diâmetro reduzido dão uma sensação de condução que só ele possui. 

Peugeot 208 1.0 Style 2023
Peugeot 208 1.0 Style 2023
Peugeot 208 1.0 Style 2023
Peugeot 208 1.0 Style 2023
Peugeot 208 1.0 Style 2023

E o motor? Por incrível que pareça, o 208 parece ter aceito ele melhor que o próprio Argo. As vibrações características dos tricilíndricos não existe tanto em marcha-lenta quanto em funcionamento. Com torque em baixas rotações, o 208 é esperto como sempre esperamos dele desde o começo e, sabendo trocar as marchas na hora certa, ganha velocidade bem para um aspirado "milzin". Em consumo, a Peugeot fala em 10,4 km/litro (etanol) e 14,7 km/litro (gasolina) na cidade e 11,3 km/litro e 16,3 km/litro, respectivos, na estrada. Veremos isso na prática em um teste completo em breve.  

Quanto custa?

Essa foi a "surpresa". O lançamento do 208, em 2020, nos trouxe um hatch que brigava com a relação custo/benefício. Mas e se falar que, dessa vez, temos um dos hatches 1.0 mais interessantes na relação preço e equipamentos do mercado brasileiro? Pois é, efeitos Stellantis também na hora da compra...

O Peugeot 208 1.0 é oferecido nas versões Life e Style, a novidade que andamos aqui. A Life custa R$ 72.990 e já oferece itens como 4 airbags, luzes diurnas em LEDs, sistema multimídia com tela de 10,3" com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, chave canivete e outros itens. Competitivo? Sim, mas tem mais. 

O Peugeot 208 1.0 Style é o "1.0 mais completo do segmento". Apesar do motor aspirado, oferece itens como os faróis full-LEDs, teto-solar panorâmico, rodas de 16", câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e detalhes externos em preto, ou um visual presente na topo, a Griffe, mas sem o motor 1.6 aspirado. Custa R$ 79.990, enquanto seus concorrentes diretos (Hyundai HB20 Evolution 1.0, Fiat Argo Drive 1.0 e Chevrolet Onix LT com pacote opcional) estão custando entre R$ 77.790 e R$ 79.330, sem tantos equipamentos - mas com maior espaço interno e porta-malas. 

A estratégia da Peugeot de usar a Fiat para recuperar mercado deve funcionar. A Life será ainda a para as frotas, mas a Style deve atacar os clientes que chegam nas lojas com um orçamento mais curto, mas que querem um carro completo e sem visual de basicão, mas ainda com a eficiência do motor 1.0 aspirado. Uma nova receita antiga. 


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