A apresentação oficial do novo Citroën C4 está marcada para o dia 30 de junho, mas a fabricante francesa achou uma boa ideia já revelar as primeiras fotos oficiais do carro. Como adiantado por Motor1.com, a marca irá substituir o C4 Cactus na Europa e, para isso, decidiu que o novo C4 não seria um hatchback, mas sim um crossover com traseira de cupê. E ele ainda terá uma versão totalmente elétrica, batizada como ë-C4.

O novo Citroën C4 traz um estilo que é uma evolução do hatch C3 e do SUV médio C5 Aircross, como a dianteira deixa bem clara, usando duas linhas de LED bem finas na parte superior, enquanto os faróis ficam mais abaixo. A diferença aqui é que tanto a entrada de ar quanto as linhas cromadas que formam o logo da Citroën estão bem menores.

Galeria: Citroën C4 e ë-C4 2021

Passando para a lateral, podemos notar que os “airbumps”, proteções de plástico na parte inferior das portas, fora substituídos por uma peça plástica que tem um pequeno trapézio. A porta dianteira também mostra uma depressão perto da caixa de roda, algo bem incomum. A traseira é a parte onde o C4 mais mudou. Embora a imagem esteja em um ângulo ruim, é possível ver que terá lanternas horizontais, com duas linhas em LED subindo em direção à coluna C. Fica logo abaixo de um spoiler integrado à tampa do porta-malas. As luzes são interligados por uma pintura preta. Logo abaixo estão as luzes refletoras na vertical, que têm uma área própria que até parece uma passagem de ar.

O interior não foi tão ousado assim, ficando mais parecido com o C4 Cactus vendido no Brasil. Conta com uma central multimídia horizontal, que continua a ser flutuante, mas agora está mais integrada ao painel por conta do acabamento em black piano que vai dos botões físicos até a lateral direita do display. Ostenta um quadro de instrumentos digital, usando uma tela colorida, ao invés do esquema monocromático do modelo nacional. O volante também é novo, parecendo mais fino do que o atual.

Citroën C4 e ë-C4 2021
Citroën C4 e ë-C4 2021

A Citroën não falou nada sobre a parte técnica do novo C4. Sabemos que ele usa a plataforma modular CMP, na versão EMP1, compartilhada também pelos novos Peugeot 208 e 2008. A marca diz apenas que ele terá versões a gasolina, diesel e o elétrico ë-C4. O mais provável é que ofereça as mesmas motorizações que o 2008, adotando o 1.2 turbo de três cilindros, nas versões de 100 cv, 130 cv e 155 cv, enquanto o diesel será o 1.5 turbo nas versões de 100 cv e 120 cv. As transmissões podem ser a manual de 6 marchas ou automática de 8 posições. Já o ë-C4 deve contar com um motor elétrico de 136 cv e 26,5 kgfm, entregando uma autonomia de 310 km com suas baterias de 50 kWh.

A apresentação oficial do Citroën C4 2021 acontecerá no dia 30 de junho, quando saberemos todas as suas especificações, como medidas, motores e equipamentos. O lançamento na Europa é esperado o final do ano em alguns países, chegando ao resto do continente no começo de 2021. Já no Brasil, a troca de geração deve levar um tempo, pois o C4 Cactus foi lançado por aqui em 2018. Antes disso veremos o seu primo Peugeot 2008 de nova geração chegar ao mercado, previsto para 2021 ou no máximo 2022.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com