Cada vez mais próximo do lançamento, o Citroën C3 já deu as caras rodando em testes finais pelas ruas e até foi visto em gravação comercial no Rio de Janeiro no final de junho. Agora a nova geração do hatch, que será o lançamento mais importante da marca francesa esse ano, surge em registros de Renavam e antecipa algumas versões que serão vendidas no Brasil.

As primeiras unidades do novo Citroën C3 que aparecem em registros do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) foram descobertas pelo perfil no Instagram @placadoscarros, que publicou um storie na rede social mostrando três versões para o hatch: C3 Live 1.0, C3 Feel PK AT e C3 First Ed AT. Começando pelo C3 Live 1.0, essa certamente deverá ser a configuração de entrada do hatch, isso a julgar pelo padrão de nomenclatura da linha do C4 Cactus, no qual a versão Live é a mais em conta da gama.

Além disso, essa versão certamente contará com a estreia do motor três-cilindros Firefly na gama da Citroën, que é um 1.0 de até 75 cv e 10,7 kgfm de torque que começou a equipar os hatches da Fiat há alguns anos e estreou recentemente no Peugeot 208. Embora na imagem de registro de emplacamento da versão mais básica não exista menção à transmissão, o motor 1.0 três cilindros trabalha sempre com um câmbio manual de 5 marchas.

Já a configuração Feel PK é na verdade a chamada Feel Pack, nome que também é usado pelo C4 Cactus. Repare que no registro o C3 Feel Pack aparece como “AT”, ou seja, é muito provável que a Citroën equipe essa versão com o mesmo motor 1.6 do SUV compacto de até 120 cv e 16,1 kgfm de torque atrelado ao câmbio automático de 6 velocidades.

É um motor usado atualmente pelo SUV compacto da marca e pelo Peugeot 208, esse último com plataforma CMP que será usada também pelo C3. Em poucas palavras, é uma base já adaptada para esse conjunto mecânico. Havia rumores que o hatch poderia vir com o 1.3 Firefly, mas esse motor trabalha atualmente apenas com a transmissão CVT no Fiat Pulse e Strada, com isso fica difícil imaginar que a Stellantis adaptaria esse conjunto ao C3, sendo que o 1.6 AT está na prateleira e já adaptado à base CMP.

Por fim o C3 First Ed, ou melhor dizendo, First Edition. Como é de praxe nos últimos lançamentos na indústria automotiva, é regra que os modelos First Edition sejam modelos especiais vendidos apenas no lançamento e com pacote de equipamentos bem completo - e certamente o novo C3 First Edition não fugirá à regra. No mais, essa versão virá também com o propulsor 1.6 e caixa automática de 6 marchas. Essa configuração deverá se basear em uma mais completa da gama, que poderá se chamar Shine como é com o C4 Cactus. No entanto, isso ainda não está confirmado.

Com produção na fábrica de Porto Real (RJ), o novo Citroën C3 vem para ser o carro mais barato da marca francesa no Brasil. Ele tem 3,98 metros comprimento (sendo 7 cm mais curto que o Peugeot 208), enquanto a distância entre-eixos é de 2,54 m - mesma medida do 208, mas 2 cm a mais que o Fiat Argo e 1 cm menor que o Chevrolet Onix. O compacto deverá ter um bom espaço interno, tanto pela boa medida no entre-eixos quanto também pelos curtos balanços dianteiros e traseiros.

A expectativa é que os preços sejam competitivos, ao menos é o que promete a Citroën. Levando em consideração a faixa de valores dos hatches compactos em suas versões de entrada e as mais caras dos subcompactos, o novo C3 deverá ter tabela inicial na casa dos R$ 70 mil, enquanto sua versão mais cara deverá se aproximar dos R$ 90 mil. Caso siga a mesma nomenclatura de versões do C4 Cactus, o novo deverá ser comercializado nas versões Live, Feel, Feel Pack e Shine, além da versão especial de lançamento First Edition. Agora é aguardar o lançamento nas próximas semanas.


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