A Ford está traçando metas bastante ambiciosas para o mercado de veículos elétricos e, até 2026, deverá investir nada menos que US$ 50 bilhões no setor. Como resultado, espera lançar uma série de novos produtos e atingir números comerciais expressivos, incluindo 600 mil EVs produzidos até o final de 2023 e nada menos que 2 milhões até 2026.

Pelas contas da Ford, a meta para o ano que vem será dividida da seguinte forma: 270.000 unidades do crossover Mustang Mach-E, cerca de 150.000 da F-150 Lightning, 150.000 vans da linha Transit EV e aproximadamente 30.000 exemplos do inédito SUV de médio porte que está sendo desenvolvido em parceria com a Volkswagen.

Galeria: Ford F-150 Lightning 2022

Informações detalhadas sobre este modelo ainda são limitadas, mas tudo indica que poderá ser a versão Ford do Volkswagen ID.4. Nesse sentido, terá desenho alinhado às diretrizes da marca norte-americana, mas herdará do irmão alemão plataforma e todas as soluções mecânicas (incluindo o conjunto elétrico que rende até 400 km de autonomia). Estará nas lojas em 2023.

A parceria renderá ainda um segundo SUV, provavelmente derivado do ID.5 GTX. É conhecido internamente como "Sport Crossover" e também está sendo projetado em Colônia, na Alemanha. Seguirá a mesma receita do primeiro, com design típico da Ford e mecânica inteiramente da VW. São esperados números como 300 cv de potência e até 500 km de autonomia. A estreia neste caso é aguardada para 2024.

Novos SUVs elétricos da Ford
Novos SUVs elétricos da Ford

Para alcançar a meta, a Ford também precisa investir em baterias para equipar toda gama e, nesse sentido, anunciou que começará a usar componentes de fosfato de ferro e lítio fornecidos pela Contemporary Amperex Technology Co. A nova leva se juntará às baterias de manganês de níquel e cobalto que a empresa já usa. A bateria LiFePO começará a ser usada no Mach-E norte-americano a partir do próximo ano e na picape F-150 Lightning no início de 2024.

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