Acabou! Ford EcoSport dá adeus com última unidade produzida na Índia
Modelo sobrevive agora apenas na Europa, mas ainda assim com dias contados
Iniciada em meados de 2013 a partir do lançamento da segunda geração, a produção do Ford EcoSport na Índia acaba de chegar oficialmente ao fim. A morte local do modelo era aguardada desde o ano passado, mas a marca se comprometeu a produzir um lote final de 1.500 unidades para atender mercados de exportação. O último exemplar dessa leva foi fabricado na última quarta-feira (20), encerrando definitivamente a trajetória do modelo no país.
A operação indiana abastecia o mercado local e também era usada como plataforma de exportação para diversos países. A partir da fábrica de Chennai, o EcoSport chegava aos Estados Unidos e, nos últimos meses, também à Argentina. A Ford, inclusive, pensava em reestilizar o modelo e testava protótipos com novo visual já quase sem camuflagem. Apesar de quase pronto, o facelift foi cancelado depois que a marca decidiu fechar todas as fábricas mantidas no país.
O mesmo aconteceu com o Brasil, resultando no fechamento da fábrica de Camaçari (BA) e no cancelamento dos vários projetos em curso. Além de Brasil e Índia, o EcoSport chegou a ser produzido também na Tailândia, Rússia e China. Golpeado pelo programa de reestruturação da marca, o SUV - que nasceu brasileiro em 2003 e praticamente inaugurou o segmento de utilitários compactos - dá adeus ao mercado global sem deixar sucessor ou nova geração.
A partir de agora, o EcoSport passará a ser produzido unicamente em Craiova, na Romênia, mas já com os dias contados. A fábrica não foi atingida pelo programa de reestruturação da Ford, como aconteceu com Brasil e Índia, mas será profundamente modernizada para produzir carros elétricos e, em razão disso, deixará de fazer o EcoSport para o mercado europeu até o final do ano.
Nos mercados ainda à venda, como Espanha, Alemanha e Itália, o EcoSport pode ser adquirido nas versões Titanium, ST-Line e Active. Em comum, todas têm o conjunto mecânico formado pelo motor 1.0 EcoBoost de 125 ou 140 cv associado ao câmbio manual de 6 marchas ou automático de igual número de relações.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Ford EcoSport terá nova geração na Europa com projeto cancelado no Brasil
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
A volta do EcoSport? Ford registra patente de SUV misterioso
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Ford EcoSport com 6 rodas está à venda por R$ 73.000 na internet