Depois do anúncio de ontem (9) do fechamento das fábricas da Ford na Índia, o EcoSport de quebra teve seu futuro afetado. Isso porque o SUV compacto estava prestes a ganhar um novo facelift para o mercado indiano, que certamente chegaria pouco tempo depois a outros mercados para onde é exportado, como Argentina e Estados Unidos.

Vendido desde 2013 na Índia, o EcoSport foi quem puxou a fila dos SUVs compactos no mercado indiano – 10 anos depois do Brasil, onde o utilitário também foi o primeiro a explorar esse segmento que hoje é tão disputado em todo o mundo. Voltando ao país asiático, o sucesso do EcoSport por lá foi também por conta dos benefícios fiscais que o governo concede a veículos com menos de 4 metros de comprimento, característica na qual o SUV compacto se encaixava muito bem.

Em resumo, o EcoSport sem dúvidas era um dos pilares importantes para as operações da Ford na Índia, não apenas por seu bom desempenho por lá, como também por conta de suas exportações, pois ele acabou sendo um dos primeiros SUVs compactos produzidos na Índia que foi comercializado em vários países europeus.

A má notícia do encerramento da operação das fábricas na Índia é que o facelift programado para o EcoSport, que teve até unidades flagradas rodando em testes finais no país asiático, deverá ser cancelado segundo o site Autocar India. Caso fosse lançado, essa reestilização do modelo testado seria a segunda desde que o utilitário foi colocado à venda no país.

Ford Ecosport 2022 facelift India
Facelift previsto até então para o Ford Ecosport na Índia

O EcoSport reestilizado teria mudanças concentradas mais na dianteira, onde as unidades flagradas exibiam uma nova grade dianteira, que abandonou o formato hexagonal. Ela continua bem larga e com uma borda cromada, se diferenciando ainda por uma segunda borda preta no pequeno espaço entre a entrada de ar e os faróis, fora o acabamento pontilhado no lugar das barras horizontais. As luzes DRL teriam formato em “L” invertido, como no Territory.

E como as unidades do SUV compacto produzidas na fábrica de Chennai são exportadas ao Estados Unidos, ele sairá de linha na terra do tio Sam em 2022 – quando as últimas unidades serão montadas na Índia. Vale lembrar que o modelo é vendido desde 2018 no mercado norte-americano, onde nunca foi sucesso de vendas.

A falta de interesse do público pelo SUV nos EUA é definida pelo site US News & World Report, ao dizer que "O Ford EcoSport 2021 não se compara favoravelmente com a maioria dos veículos do segmento de SUV subcompacto (classificação nos EUA). Ele sofre com seu motor básico de baixa potência, dirigibilidade difícil e uma limitada oferta de recursos de segurança avançada, razão pela qual ele se classifica próximo ao final do segmento”.

Alguns analistas especializados na indústria deram entrevista ao site do jornal Detroit Free Press e comentaram sobre o fim da linha para o EcoSport, que já era bastante esperado por lá. Maeva Ribas, gerente de pesquisa de design e estratégia da The Carlab Inc, disse que o "Ecosport nunca foi realmente adequado para o consumidor americano". A gerente da empresa de consultoria em planejamentos de produtos automotivos ainda complementou: “A Ford está apenas corrigindo um equívoco. O Ecosport não pertence aos Estados Unidos”.

Por fim, John McElroy, apresentador do podcast e webcast "Autoline After Hours", disse que o EcoSport nunca realmente pegou nos EUA, mas ficou surpreso com a decisão da Ford tirá-lo de linha. "Achei que seria um sucesso. Pequenos crossovers têm sido um segmento realmente concorrido, mas talvez não deveriam ser tão pequenos", referindo-se as dimensões do EcoSport. "Eles (os consumidores) podem vê-lo como um potencial concorrente do Maverick, que é como um crossover, mas com uma caçamba".

Com o lançamento da nova picape monobloco Ford Maverick nos Estados Unidos e seu sucesso inicial naquele mercado, o Ford EcoSport acabou deixando de fazer sentido por lá, pois a picape ainda é maior e mais barata que o SUV compacto. Com a Ford deixando de produzir o EcoSport na Índia, de onde ele vem importado, provavelmente não haverá esforço algum da marca do oval azul em suprir o espaço deixando por ele, que aparentemente está sendo muito bem ocupado pela Maverick.

Agora resta saber se o facelift do EcoSport vai ser abandonado apenas na Índia ou se vai ser aproveitado em outro país. O que se sabe até agora é que o SUV continuará saindo da linha de montagem de uma fábrica da Romênia, e que não há intenções de parar sua produção e fornecimento para a Europa, disse ao jornal Said Deep, diretor de comunicação da Ford nos EUA.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com