Depois do fechamento da fábrica de Camaçari (BA), a Ford teve de buscar alternativas para manter o EcoSport em oferta em mercado da América do Sul. Na Argentina, por exemplo, a marca optou por importar o SUV da Índia e acaba de anunciar localmente a chegada das primeiras unidades. O modelo sai diretamente da fábrica de Chennai e apresenta algumas diferenças em relação ao equivalente até então fabricado no Brasil.

A gama de versões, por exemplo, foi reduzida a apenas dois acabamentos: SE e Titanium. A variante FreeStyle, até então produzida unicamente em Camaçari, foi descontinuada. Além disso, o motor 1.5 Dragon de 3 cilindros (123 cv e 15,4 kgfm de torque) passa a ser o único disponível, inclusive na versão mais cara. Dessa forma, o propulsor 2.0 de 170 cv e 20,6 kgfm (que inclusive tinha opção de tração nas quatro rodas) sai de linha.

Galeria: Ford EcoSport Titanium 2020

O câmbio pode ser manual de 5 marchas (SE ou Titanium) ou automático de 6 velocidades (apenas Titanium). Havia expectativa de que a garantia de fábrica fosse ampliada para 5 anos, mas a Ford confirma agora que a cobertura de 3 anos ou 100 mil km segue a mesma.

A lista de itens de série inclui airbags frontais, laterais e de cortina, direção elétrica, volante revestido em couro, controles eletrônicos de estabilidade e tração, freios ABS, sistema multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, volante multifuncional, entre outros.

O modelo SE, em particular, dispões de rodas de 16 polegadas e ar-condicionado manual. A versão Titanium, por sua vez, adiciona rodas de 17 polegadas, ar-condicionado automático, partida por botão, espelho retrovisor fotocrômico, teto solar, bancos revestidos em couro, assistente de subidas, câmera de ré, piloto automático, acendimento automático dos faróis e acionamento dos vidros dianteiros e traseiro com função one-touch.

Outra diferença diz respeito à tributação. Agora importado da Índia, o EcoSport desembarca na Argentina pagando 35% de impostos de importação. Apesar disso, os preços estão apenas 5% mais altos na comparação com o modelo brasileiro. O SE 1.5 MT sai por 2.195.000 pesos (R$ 121.340), enquanto o Titanium 1.5 AT custa 2.736.000 pesos (R$ 151.300).

No Brasil, o Ford EcoSport saiu de linha em definitivo e não há planos de trazer unidades da Índia. Com o novo posicionamento da marca, apostando somente em modelos importados e mais caros, não devemos ver um novo SUV compacto da empresa por aqui.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com