Carros elétricos estão permitindo que as fabricantes encontrem novas maneiras de produzí-los. Novos processos de manufatura e uma mecânica simplificada, com menos peças, podem levar a uma grande redução de custo da produção. Para o Grupo Volkswagen, isto significa que os produtos de volume ainda terão um design bem diferente entre si, mas começarão a compartilhar cada vez mais partes no futuro.

Em uma entrevista ao Automotive News Europe, Thomas Schäfer, o CEO da Volkswagen e que também comanda as marcas de volume do grupo, disse à publicação que a empresa focará em diferenciar cada uma das marcas com um design individual. Isto permitirá que a fabricante reduza a complexidade de motores e versões para Volkswagen, Skoda e Seat. Segundo o site, 80% dos emplacamentos do Grupo Volkswagen são de modelos destas três marcas e, assim, Schäfer espera melhorar os ganhos por eficiência em 20%.

Galeria: Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX 2022

O Grupo Volkswagen ainda espera que suas marcas de grande volume comecem a compartilhar fábricas, componentes e mais, fazendo com que o desenvolvimento e o processo de produção sejam mais eficientes e baratos. A plataforma MEB, criada para veículos elétricos, é um exemplo disso, sendo utilizada por Volkswagen, Audi e Skoda - e ainda tem a parceria com a Ford, que também usará esta arquitetura. Schäfer ainda disse ao Automotive News que a Volkswagen tem que ser mais competitiva e que, para isso, estuda adicionar mais crossovers e SUVs nas linhas de cada marca.

Enquanto expande sua linha de elétricos, a VW está se preparando para o futuro com o Projeto Trinity, uma nova arquitetura para carros elétricos que será a base para a próxima geração de VEs da empresa. O novo veículo ainda usará a plataforma Scalable System Platform (SSP) e, supostamente, combinará elementos de design de um crossover, um sedã e um hatch. Talvez seja algo parecido com o novo Toyota Crown, que combina um sedã com um crossover.

Conforme os carros elétricos tornem-se mais comuns nas ruas, com suas baterias, motores elétricos, telas e software, as fabricantes se apoiarão cada vez mais no design para diferenciar seus produtos. É uma mudança significativa para a indústria, reduzindo a complexidade do processo de produção e simplificando a linha de motores. Compartilhar componentes não é um conceito exatamente novo, a própria Volkswagen faz muito isso com os carros usando a plataforma MQB. Mas a transição para a eletrificação completa trará novas possibilidades.


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