O Suzuki Jimny é um carro que faz sucesso por estar praticamente sozinho em seu segmento. Quantos utilitários 4x4 de verdade existem no mercado atualmente? Não é à toa que tem filas de espera na Europa. Isto pode mudar no futuro, pois a publicação japonesa Best Car afirma que a Mitsubishi e a Nissan estariam trabalhando juntas para criar um concorrente para o Jimny.

De acordo com a publicação nipônica, este é um projeto de parte da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, pensando primeiramente no mercado japonês. O novo veículo seria lançado pelas duas marcas, como uma nova interação para o Mitsubishi Pajero Mini e o Nissan Kix (não confunda com o Kicks nacional, é outro carro). Ambos eram utilitários com 3,39 metros de comprimento e um motor bem pequeno de 659 cc, entrando nas regras para os kei cars no Japão, pagando menos impostos.

Galeria: Mitsubishi Pajero Mini

Não é um projeto estranho para nenhuma das empresas. A última geração do Pajero Mini foi vendida entre 1998 e 2012 e, nos últimos quatro anos de vida, a Mitsubishi ainda produziu o Kix para a Nissan. Eram praticamente o mesmo carro, mudando somente o visual e alguns equipamentos. As duas empresas tinham um acordo semelhante para a minivan Mitsubishi eK e a Nissan Otti.

Até agora, sabe-se muito pouco sobre este projeto. A Best Car fala sobre um lançamento para 2024 e que seria produzido pela NMKV, uma joint venture entre as duas empresas, com a Mitsubishi sendo responspável pelo desenvolvimento. A revista ainda diz que teria um motor a gasolina com um sistema híbrido-leve, mas que poderia até contar com uma opção totalmente elétrica. Obviamente, para poder enfrentar o Jimny, teria que ter tração 4x4, mas a publicação fala do sistema integral S-AWC da Mitsubishi como uma possibilidade.

Por conta do seu tamanho, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi estaria cogitando montar o veículo com a mesma plataforma do Mitsubishi eK para kei cars. O Jimny é vendido no Japão com 3,39 metros de comprimento, contra os 3,64 m do modelo global. A princípio, estaria sendo pensado primeiro para o Japão, mas com o sucesso do Jimny na Europa, quem sabe não apareça em mais países.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com