A Mitsubishi segue firme na estratégia de criar expectativa em torno do lançamento da nova geração do crossover ASX. A marca já divulgou os primeiros teasers, confirmou a chegada à Europa no início de 2023 e, agora, adianta detalhes dos inéditos conjuntos mecânicos do modelo. O destaque fica por conta das opções híbridas, que serão equipadas com as mesmas tecnologias usadas nos veículos eletrificados da Renault.

O conjunto PHEV - que no caso dos franceses se chama E-Tech - combinará motor 1.6 aspirado a gasolina com um propulsor elétrico, gerando ao todo 147 cv. Haverá ainda uma versão mais potente, com dois motores elétricos, desenvolvendo neste caso 162 cv. A bateria terá capacidade de 10,5 kWh e promete alcance ampliado no modo puramente elétrico.

Galeria: Novo Mitsubishi ASX 2023 - Teasers

Fora da eletrificação, também serão ofertados motores tradicionais. As variantes mais baratas terão sob o capô propulsor 1.0 turbo de 3 cilindros com 92 cv e câmbio manual de 6 marchas. Logo acima, será oferecido um 1.3 turbo com 142 cv (câmbio manual) ou 160 cv (transmissão automatizada de 7 marchas e dupla embreagem). Versões turbodiesel serão estarão disponíveis.

No visual, o ASX 2023 terá identidade marcada pela nova filosofia da Mitsubishi. A dianteira contará com logotipo bem destacado e faróis em LED com detalhes internos segmentados. Por sua vez, o capô será bem arredondado, assim como o formato das caixas-de-roda (que aparecem bem salientes nas fotos). Atrás, o caimento do teto sugere carroceria com pegada cupê. Além disso, o nome da marca virá escrito por extenso na tampa do porta-malas.

Novo Mitsubishi ASX - Projeção
Novo Mitsubishi ASX - Projeção

Quando chegar ao mercado europeu, o ASX 2023 brigará diretamente com Volkswagen T-Cross, Peugeot 2008, Jeep Renegade, Opel Mokka e Renault Captur, com o qual compartilhará plataforma e motores. A produção será tocada pela Renault na fábrica de Valladolid, na Espanha.

No Brasil, o ASX saiu de linha no ano passado e deu lugar ao Outlander Sport, que na prática é o próprio ASX em versão reestilizada. O lançamento da nova geração ainda não foi confirmado por aqui.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com