Apesar dos rumores que circulam desde 2020, parece que não será desta vez que a Volkswagen entrará no mercado de SUVs tradicionais construídos sobre chassi. Durante a apresentação da Amarok 2023, nesta quinta-feira (7), a marca foi questionada sobre o lançamento de modelo do tipo - tomando como base a própria picape - e acabou não demonstrando tanto interesse no projeto.

"É sempre uma ideia desenvolver um SUV robusto com base na picape, mas achamos que a apenas a caminhonete é atualmente a melhor opção para nossos clientes", disse Lars Krause, executivo da divisão de veículos comerciais. "Estamos nos concentrando na picape e oferecemos diversos acessórios, como o hardtop", completou, fazendo referência à capota usada para cobrir a caçamba.

Galeria: Volkswagen Amarok 2023

Apesar de não descartar a versão completamente, a marca deixa claro que não a trata como prioridade. Havia bastante expectativa em torno do projeto, especialmente depois da parceria firmada com a Ford. Assim como a Amarok 2023 foi desenvolvida a partir da nova Ranger, o inédito SUV tomaria como base o Everest. A Volkswagen faria apenas a sua versão do modelo, compartilhando plataforma e reduzindo custos de desenvolvimento.

Seria, na prática, o modelo que falta no portfólio da marca para enfrentar Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport - modelos construídos com chassi separado da carroceria e que vendem bem em mercados da Ásia, América do Sul e Oriente Médio.

O design seguiria o mesmo caminho da Amarok 2023, com bastante robustez na dianteira e carroceria com traços retilíneos. A traseira teria identidade própria e inspiração nos demais SUVs do portfólio da marca, como Touareg, Atlas, Tiguan e Taos. Quem sabe a marca venha a mudar de ideia nos próximos anos. A conferir.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com