A Renault tem planos de aumentar sua produção na Argentina e já ouvimos sobre a produção de um novo modelo no complexo em Santa Isabel. Agora Daniel Scioli, Ministro de Desenvolvimento Produtivo da Argentina, confirmou no Twitter que a marca francesa fará uma nova plataforma no país, com 35% de componentes locais. José Vicente de los Mozos, vice-presidente executivo industrial do Grupo Renault, diz que isto faz parte da estratégia Renaulution.

Atualmente, a fábrica em Santa Isabel produz os Renault Sandero, Logan, Stepway, Kangoo e Alaskan, além da Nissan Frontier (que compartilha plataforma, motores e peças com a Alaskan). Em entrevistas anteriores, os executivos da marca diziam que a ideia era focar em veículos comerciais, mantendo a fabricação das picapes médias, do Kangoo e ainda adicionar uma novo modelo. Inicialmente, acreditava-se que seria uma picape compacta e que poderia ser uma nova geração da Oroch, que acabou de ser reestilizada. 

 

Assim, com Santa Isabel especializada em veículos comerciais, os carros de passeio passariam a ser exportados para a Argentina. Já sabemos que a Renault não pretende oferecer uma nova geração de Sandero e Logan na região, encerrando a produção da dupla no Brasil e no país vizinho até 2025.

Enquanto isso, a produção em São José dos Pinhais (PR) focará nos carros, mais especificamente em SUVs. Além do Duster, veremos um utilitário compacto, feito com a plataforma CMF-B e que já roda em testes no país. Inclusive pode retomar o uso do nome Clio, algo que a Renault já planejava para o sucessor do Sandero, antes de desistir do projeto - como revelado por Motor1.com em 2018. No futuro, ainda fará um SUV médio baseado no conceito Bigster, para enfrentar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. No caso do Captur, há chances de que o modelo saia de linha, ainda mais com a chegada do SUV-cupê Arkana, importado da Coreia do Sul.

Ter uma picape abaixo da Alaskan é interessante para a Renault. Apesar da Oroch ter sido a primeira do segmento, perdeu espaço para a Fiat Toro, que hoje domina a categoria. A Chevrolet entrará nesta área com a nova geração da Montana, prevista para o ano que vem e até a Toyota considera um modelo deste tipo. A Ford Maverick, embora tenha um porte parecido, chega bem mais cara. E ainda temos a Volkswagen com o projeto Tarok, que segue sem uma definição.

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