Em 2018, a Renault revelou em uma apresentação que tinha planos de lançar um SUV do segmento médio na Rússia e no Brasil. Este modelo acabou sendo o Arkana, um SUV-cupê com a mesma plataforma B0 de Duster e Captur, mas os planos para o nosso mercado foram abortados. Agora o carro está de novo na estratégia da empresa, só que vindo importado da Coreia do Sul e com uma motorização híbrida.

Conversando com fontes ligadas à marca, Motor1.com ouviu que o Renault Arkana virá ao Brasil em uma versão híbrida, o que faria com que seja o 1º carro deste tipo da marca no país. O SUV-cupê utiliza um motor 1.6 aspirado de quatro cilindros e dois propulsores elétricos, entregando uma potência combinada de 143 cv e 20,4 kgfm de torque, mesmo conjunto que a fabricante usa em carros como Clio e Captur na Europa, combinado a uma transmissão automática de 6 marchas.

Construído com a plataforma CMF-B, o Arkana europeu é maior que o russo que deveríamos ter produzido por aqui. Mede 4,57 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,57 m de altura e 2,72 m de entre-eixos, com 25 milímetros a mais do que a versão com a plataforma B0 do Duster. Ou seja, entrará bem no segmento de Jeep Compass (4,40 m de comprimento) e Toyota Corolla Cross (4,46 m), mas apostando no visual de cupê que ainda é inédito nesta faixa de preços no Brasil.

Seu objetivo será ajudar a reposicionar a Renault no país. Como Luca de Meo, CEO do Grupo Renault, disse durante a apresentação do plano Renaulution, a ideia é que a marca passe a oferecer carros mais refinados em todos os países em que atua, deixando de lado a atuação no segmento de entrada e a busca por altos volumes de vendas para focar em modelos mais caros e lucrativos. Tirando os carros totalmente elétricos, será o topo da linha da empresa no mercado brasileiro – ao menos até o Bigster iniciar a produção local.

Renault Clio E-Tech em testes no Brasil

Isto explica o flagra do Clio E-Tech feito por nosso parceiro Renato Maia do canal Falando de Carro, rodando sem qualquer camuflagem. O hatch utiliza a mesma motorização, então usar o hatch na etapa inicial de tropicalização ajuda a despistar. E, como a estreia é esperada apenas para o ano que vem, há muito tempo antes de iniciar os testes do Arkana com sua carroceria normal.

O lançamento do Renault Arkana mostra que a empresa estará bem ocupada até o ano que vem. Só em 2022, ainda veremos a chegada da picape Duster Oroch renovada e com motor 1.3 turbo; o inédito Kwid E-Tech totalmente elétrico; e a volta do Megane ao país na versão elétrica E-Tech. Além disso, a fabricante já desenvolve um novo carro para o país, que roda com a carroceria do novo Stepway europeu.

Com informações de Fábio Trindade

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