Anunciada pela primeira vez em 2019, a sigla esportiva GTX deverá integrar o portfólio de todos os veículos elétricos da linha ID. da Volkswagen. Prova disso é que, depois dos SUVs  ID.4 GTX e ID.5 GTX, o próximo modelo a receber tratamento esportivo será a van ID. Buzz. A confirmação foi dada recentemente por Silke Bagschik, chefe de vendas e marketing da família ID.

"A Volkswagen expandirá continuamente esta marca e oferecerá uma variante GTX para cada modelo ID. no futuro - desde o ID.3 até o ID. Buzz", disse o executivo. A versão se diferenciará das demais por contar com ajustes dinâmicos específicos, potência extra e detalhes próprios no visual.

Galeria: Volkswagen ID. Buzz 2023

Historicamente, variantes voltadas para performance foram ou são identificadas dentro da Volkswagen por siglas emblemáticas como R, GTI, GT, GTD, GTS e tantas outras. Agora, com a chegada dos EVs, o crachá GTX renasce especificamente para ser usado pelas variantes apimentadas da linha ID. No passado, vale lembrar, já foi usado em versões apimentadas de modelos a gasolina, especificamente Golf e Scirocco.

A ID. Buzz tem design inspirado nas primeiras gerações de vans da marca, a exemplo da icônica Kombi, e toma como base a plataforma modular MEB, compartilhada por todos os demais veículos elétricos da VW. Tem como proposta oferecer o máximo de área de carga e de passageiros ocupando espaço mínimo nas ruas.

Volkswagen ID. Buzz 2023

Detalhes mecânicos do modelo GTX ainda são desconhecidos, mas tudo aponta para combinação de dois motores, tração integral, baterias de 48 kWh até 100 kWh e até 550 km de autonomia. O lançamento está programado para 2024. O hatchback ID.3 também contará com versão do tipo e estreará um pouco antes.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com