Após décadas de antecipação e conceitos, alguns mais realistas que outros, a divisão de veículos comerciais da Volkswagen finalmente deu início ao renascimento da Kombi. Agora elétrica e chamada de ID.Buzz, a novidade está saindo da linha de montagem em Hannover, na Alemanha. A unidade também produz a Transporter, furgão comercial.

As entregas aos clientes europeus começarão no final de setembro, enquanto os compradores no mercado norte-americano só devem receber a VW ID.Buzz a partir de 2023. Apesar da grande fama da Kombi no mercado brasileiro, ainda não há previsão para que a van elétrica chegue aqui. Apenas os ID.3 e ID.4 vieram para cá e, mesmo assim, somente para testar a recepção do mercado.

A versão de carga da ID.Buzz já estava sendo produzida e agora a VW está fazendo o mesmo para a versão orientada ao passageiro. Os veículos elétricos saem da mesma linha que os modelos Multivan e Transporter na renovada fábrica alemã. Para garantir que a montagem dos modelos elétricos começasse sem problemas, cerca de 4.000 funcionários receberam treinamento especializado.

VW ID. Buzz Produktionsstart

A ID.Buzz tem preços partindo de 46.455 euros (R$ 238.000) na Alemanha para o modelo de carga, já considerando incentivos para elétricos. Já a de passageiros parte de 56.606 euros (R$ 290 mil). No decorrer de 2022, a VW Veículos Comerciais tem como objetivo montar até 15.000 unidades. O volume aumentará para 130.000 veículos quando a produção atingir a capacidade máxima.

Além disso, haverá uma diferença fundamental entre o modelo europeu e o norte-americano: a distância entre-eixos será maior nos EUA para acomodar três filas de assentos. Enquanto a VW atualmente oferece apenas uma versão do modelo de tração traseira e um único motor elétrico, a ID. Buzz vai ganhar uma nova versão mais potente e equipada com tração integral graças à adição de mais um motor que pode elevar a potência total para cerca de 300 cv.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Há meses o Motor1.com vem flagrando o novo Volkswagen Polo em testes, mas o hatch repaginado ainda não tem data oficial para chegar. Enquanto a marca não divulgou ainda quando ocorrerá a apresentação, acreditamos o novo Polo 2023 deverá estrear no mercado brasileiro ainda em 2022 em algum momento do 2º semestre.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com