A Audi dará um adeus prematuro ao Q2, pois o SUV compacto será descontinuado depois de ter apenas uma geração. O compacto A1 terá o mesmo destino porque a marca das quatro argolas vai priorizar a produção de carros maiores e mais caros. E como fica a situação para o A3? Bem, o CEO Markus Duesmann disse que o hatch compacto tem futuro na linha Ingolstadt, onde vai fazer o papel de carro de entrada, uma vez que o A1 e o Q2 sairão de linha.

"Quando se trata do nível de entrada, o A3 ou seu substituto, provavelmente será  o nível de entrada". Portanto, sim, posso comprometer que a partir do segmento do A3, estaremos oferecendo uma gama [de veículos]".

A última parte da declaração do executivo sugere que haverá mais do que apenas um modelo disponível. Não está claro se ele estava se referindo ao hatch Sportback e Sedan e/ou a um dos dois estilos de carroceria combinados com o Q3 (o tradicional e o Sportback). Um SUV nesta categoria certamente está sendo desenvolvido, já que há pouco tempo foi mostrado o novo Cupra Terramar, que será construído na mesma fábrica da Györ na Hungria ao lado da opróxima geração do Q3.

Audi A3 Sportback 45 TFSI e (2021)

O chefe da Audi não entrou em detalhes sobre a direção que o A3 tomará, mas pela lógica algo nos diz que a nova geração será oferecida exclusivamente como um carro elétrico. A marca de luxo alemã já anunciou que seu último novo carro a combustão será lançado em 2025. Enquanto isso, o atual A3 de quarta geração foi lançado em maio de 2020, assim ele deve sobreviver ao menos até 2027. Nesse momento, todos os Audis recém-lançados terão motorização 100% elétrica.

A arquirival Mercedes reduzirá o número de modelos compactos de sete para quatro, enquanto uma reportagem recente especula que alguns dos compactos da BMW a combustão estão correndo risco de dar adeus. O trio de ferro alemão parece estar gradualmente mudando o foco para veículos maiores pois, mesmo que estes sejam vendidos em menor número, eles têm margens de lucro muito maiores.

Voltando ao Audi A3, fotos de flagra revelaram que um derivado com suspensão elevada de proposta aventureira está a caminho, provavelmente carregando o nome Allstreet assim como o recém-lançado A1 Allstreet. Um facelift como típica mudança de meia-vida é esperado até 2024 e deve incluir também os esportivos S3 e RS3. É desnecessário dizer que o icônico motor cinco cilindros em linha do RS3 está em seus últimos dias, por isso é melhor se apressar.


CONFIRA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com