A nova geração do Audi Q3 chegou em 2020. Naquele momento, o modelo trazia muita evolução em todos os quesitos, mas ficou devendo em ponto: desempenho. Ficou, agora não deve mais. Com produção em terras brasileiras a partir de julho, a linha 2022 do SUV chega equipada com o esperado motor 2.0 TFSI e encarnado também na desejada carroceria Sportback, aquela com estilo inspirado em cupês. Depois de uma viagem-teste de mais de 600 quilômetros, trazemos agora as nossas primeiras impressões.
O que é?
Segunda geração do SUV de porte de médio, já está disponível nas lojas da marca em duas opções de carroceria, SUV e Sportback, neste momento importado da Hungria. Agora equipado somente com o motor EA888 2.0 TSFI à gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor que gera 231 cv e 340 Nm (34,7 kgfm) de torque, também estreia na linha a transmissão tiptronic de 8 marchas. Outra novidade é a tração integral quattro, que pela primeira vez, equipará um Audi produzido no Brasil.
Nosso primeiro contato foi com o modelo em sua nova carroceria que tem a linha do teto com uma caída mais acentuada na parte traseira. É o estilo do momento, inspirado nos cupês, e que a Audi aproveitou para batizar com o sobrenome Sportback. No irmão A3 ele serve para nomear a versão hatch de 4 portas, o que nunca fez muito sentido, mas aqui no Q3 (e nos outros SUVs) parece ter caído como uma luva.
É inegável que o Q3 Sportback chama a atenção. O time de design da marca alemã conseguiu encontrar o equilíbrio ideal nas linhas, o que é destacado pelos paralamas alargados na frente e atrás. Isso cria a impressão do modelo ser maior do que realmente é. O mesmo vale para a tampa do porta-malas que se integra perfeitamente a linha descendente do teto. Repare bem no para-choque traseiro: onde está o escapamento? Pois é, toda a moldura inferior e dos paralamas se integram com o elemento do parachoque traseiro que esconde as saídas de escape. Sinal dos novos tempos eletrificados? Interessante e estranho.
A frente também traz novidades. Nesta versão Performance Black, o pacote de estilo S Line tira quase todos os cromados da carroceria - permanece apenas nas quatro argolas e nos emblemas do nome. Moldura da grade dianteira, frisos no entorno dos vidros, antena tubarão, retrovisores... tudo em preto brilhante. Os faróis são sempre Full-LED e já integra as luzes diurnas dinâmicas.
Por dentro, o pacote S Line adiciona a inscrição no volante, que sempre é revestido em couro perfurado, e os bancos esportivos revestidos em Alcântara. É perceptível aos olhos e ao toque a qualidade dos materiais utilizados, incluindo partes emborrachada em boa parte da cabine. Os arremates em alumínio nas molduras, botões e maçanetas dão toque refinado, e ao mesmo tempo esportivo, ao ambiente.
A central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas está bem integrada no painel, com grafismos elegantes e conectividade Apple CarPlay e Android Auto. O painel de instrumentos é o conhecido Audi Virtual Cockpit e sua tela de 10,25 polegadas - com gráficos em alta resolução. Freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado de duas zonas com saída para os bancos traseiros e quatro tomadas USB do tipo-C (duas na frente e duas atrás) são itens de série.
Uma solução interessante está no banco traseiro. Além de poder ser rebatido na porção 40:20:40, traz trilhos (como existia no Fox) que permite avançar cada assento ou todos para ampliar a capacidade do porta-malas, mas a Audi não divulga o quanto. Por falar no porta-malas, acomoda 520 litros - o maior do segmento - e chega a 1.400 litros com o rebatimento dos bancos.
Como anda?
Se você já dirigiu Q3 1.4 TFSI, a boa notícia é que todas as qualidades já conhecidas estão mantidas. Construído sobre a plataforma MQB A2, utiliza chapas de aço lapidadas a altas temperaturas que representam 25% do peso da carroceria, o que ajudou na redução de peso. É nítido o alto nível de rigidez, refletindo diretamente na sensação de solidez. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, e para quem gosta da posição de dirigir semelhante a de um hatch médio, pode deixar o banco numa posição mais baixa. Com desenho esportivo, aliado à boa possibilidade de ajuste do volante, praticamente oferece um convite para diversão.
Além do visual, claro, a estrela é o motor 2.0 TFSI. Com seus 231 cv e 34,7 kgfm de torque, a sensação é de que sobra motor. Na estrada é rápido ganhar velocidade, exigindo atenção para não avançar para níveis germânicos. Chama a atenção a estabilidade, a direção afiada e o baixo nível de ruído. A nova transmissão de 8 marchas trabalha de modo imperceptível, tanto na condução esportiva quanto em modo mais comportado, econômico.
Nosso trajeto até Paraty (RJ) se deu por uma sinuosa estrada na cidade paulista de Cunha. Ali foi possível experimentar o trabalho da tração em curvas bem fechadas, com pouquíssima inclinação da carroceria. Na sequencia, o sistema de permanência na faixa ajudou a contornar as curvas da serra da Estrada Real. Sua função, junto com o piloto automático adaptativo, é oferecer uma condução "quase autônoma" na cidade e estrada, mas também dá para aproveitar nessas situações para "ajudar" o motorista em vias sinuosas.
Um pequeno trecho off-road também estava no roteiro, momento em que ativamos o modo Off-road no Audi Drive Select. Mesmo em trecho bem íngreme, de terra e derrapante, esbanjou força e controle para seguir em frente.
Na volta para São Paulo, mais estrada e novamente aquela sensação de potência de sobra foi reforçada. Se você esperava por mais desempenho, agora sim ficará satisfeito. Ainda levaremos o Q3 2.0 para nossas medições, mas segundo a Audi, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos e alcançar velocidade máxima de 240 km/h.
Quanto custa?
Se você quer o Q3 Sportback, a primeira opção é a versão Performance quattro que tem preço inicial de R$ 315.990. A segunda é a Performance Black por R$ 339.990. Lembrando que a partir de agora todos as configurações são equipadas com o motor 2.0 TFSI e câmbio automático de 8 marchas.
Como itens de série, o Q3 Sportback Performance traz faróis e lanternas Full LED, rodas com aro de 18 polegadas, keyless, bancos em couro, Audi Drive Select, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema MMI Touch com tela de 8,8", painel digital Virtual Cockpit, ar-condicionado de duas zonas, retrovisor interno fotocrômico, pacote de luzes ambiente, detalhes externos cromados e porta-malas com abertura e fechamento elétrico.
Galeria: Audi Q3 Sportback Performance Black 2022 - Brasil
No Q3 Sportback Performance Black são adicionados as rodas de 19 polegadas, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, pacote de estilo S Line, bancos esportivos com revestimento em Alcântara, revestimento do teto em tecido preto, teto solar panorâmico, volante com base aplanada, kit exterior black e o sistema de Audi Sound System com 10 alto-falantes 180W.
Como itens opcionais, a Audi oferece o teto solar panorâmico por R$ 13.500 na versão Performance. Para a Performance Black está disponível o Pacote Advanced por R$ 15.000, o que adiciona sistema de som premium da Sonos com 15 alto-falantes 3D de 680 W, controle de cruzeiro adaptativo e aviso de saída de faixa.
Quem esperava por mais desempenho no Q3, agora encontra uma configuração condizente. Com a chegada da carroceria "SUV Cupê", motor 2.0 TFSI, e brevemente nacional, o Q3 tem tudo para dominar o segmento com estilo e desempenho. Agora sim!