A nova geração do Audi Q3 chegou em 2020. Naquele momento, o modelo trazia muita evolução em todos os quesitos, mas ficou devendo em ponto: desempenho. Ficou, agora não deve mais. Com produção em terras brasileiras a partir de julho, a linha 2022 do SUV chega equipada com o esperado motor 2.0 TFSI e encarnado também na desejada carroceria Sportback, aquela com estilo inspirado em cupês. Depois de uma viagem-teste de mais de 600 quilômetros, trazemos agora as nossas primeiras impressões.

O que é?

Segunda geração do SUV de porte de médio, já está disponível nas lojas da marca em duas opções de carroceria, SUV e Sportback, neste momento importado da Hungria. Agora equipado somente com o motor EA888 2.0 TSFI à gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor que gera 231 cv e 340 Nm (34,7 kgfm) de torque, também estreia na linha a transmissão tiptronic de 8 marchas. Outra novidade é a tração integral quattro, que pela primeira vez, equipará um Audi produzido no Brasil. 

Carroceria do Q3 Sportback inspirado em cupê

Nosso primeiro contato foi com o modelo em sua nova carroceria que tem a linha do teto com uma caída mais acentuada na parte traseira. É o estilo do momento, inspirado nos cupês, e que a Audi aproveitou para batizar com o sobrenome Sportback. No irmão A3 ele serve para nomear a versão hatch de 4 portas, o que nunca fez muito sentido, mas aqui no Q3 (e nos outros SUVs) parece ter caído como uma luva.

É inegável que o Q3 Sportback chama a atenção. O time de design da marca alemã conseguiu encontrar o equilíbrio ideal nas linhas, o que é destacado pelos paralamas alargados na frente e atrás. Isso cria a impressão do modelo ser maior do que realmente é. O mesmo vale para a tampa do porta-malas que se integra perfeitamente a linha descendente do teto. Repare bem no para-choque traseiro: onde está o escapamento? Pois é, toda a moldura inferior e dos paralamas se integram com o elemento do parachoque traseiro que esconde as saídas de escape. Sinal dos novos tempos eletrificados? Interessante e estranho. 

Grade mais agressiva no Audi Q3 Sportback 2022

A frente também traz novidades. Nesta versão Performance Black, o pacote de estilo S Line tira quase todos os cromados da carroceria - permanece apenas nas quatro argolas e nos emblemas do nome. Moldura da grade dianteira, frisos no entorno dos vidros, antena tubarão, retrovisores... tudo em preto brilhante. Os faróis são sempre Full-LED e já integra as luzes diurnas dinâmicas. 

Por dentro, o pacote S Line adiciona a inscrição no volante, que sempre é revestido em couro perfurado, e os bancos esportivos revestidos em Alcântara. É perceptível aos olhos e ao toque a qualidade dos materiais utilizados, incluindo partes emborrachada em boa parte da cabine. Os arremates em alumínio nas molduras, botões e maçanetas dão toque refinado, e ao mesmo tempo esportivo, ao ambiente.

Detalhe do acabamento S Line - Audi Q3 Sportback
Opções configuráveis do painel digital do Q3 Sportback
Audi Q3 Sportback - Volante - 2022
Bancos em couro e alcantara - Audi Q3 Sportback

A central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas está bem integrada no painel, com grafismos elegantes e conectividade Apple CarPlay e Android Auto. O painel de instrumentos é o conhecido Audi Virtual Cockpit e sua tela de 10,25 polegadas - com gráficos em alta resolução. Freio de estacionamento eletrônico, ar-condicionado de duas zonas com saída para os bancos traseiros e quatro tomadas USB do tipo-C (duas na frente e duas atrás) são itens de série.

Uma solução interessante está no banco traseiro. Além de poder ser rebatido na porção 40:20:40, traz trilhos (como existia no Fox) que permite avançar cada assento ou todos para ampliar a capacidade do porta-malas, mas a Audi não divulga o quanto. Por falar no porta-malas, acomoda 520 litros - o maior do segmento - e chega a 1.400 litros com o rebatimento dos bancos.

Audi Q3 Sportback 2022

Como anda?

Se você já dirigiu Q3 1.4 TFSI, a boa notícia é que todas as qualidades já conhecidas estão mantidas. Construído sobre a plataforma MQB A2, utiliza chapas de aço lapidadas a altas temperaturas que representam 25% do peso da carroceria, o que ajudou na redução de peso. É nítido o alto nível de rigidez, refletindo diretamente na sensação de solidez. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico, e para quem gosta da posição de dirigir semelhante a de um hatch médio, pode deixar o banco numa posição mais baixa. Com desenho esportivo, aliado à boa possibilidade de ajuste do volante, praticamente oferece um convite para diversão.

Além do visual, claro, a estrela é o motor 2.0 TFSI. Com seus 231 cv e 34,7 kgfm de torque, a sensação é de que sobra motor. Na estrada é rápido ganhar velocidade, exigindo atenção para não avançar para níveis germânicos. Chama a atenção a estabilidade, a direção afiada e o baixo nível de ruído. A nova transmissão de 8 marchas trabalha de modo imperceptível, tanto na condução esportiva quanto em modo mais comportado, econômico.

Melhor desempenho com motor 2.0 TFSI - Audi Q3 Sportback

Nosso trajeto até Paraty (RJ) se deu por uma sinuosa estrada na cidade paulista de Cunha. Ali foi possível experimentar o trabalho da tração em curvas bem fechadas, com pouquíssima inclinação da carroceria. Na sequencia, o sistema de permanência na faixa ajudou a contornar as curvas da serra da Estrada Real. Sua função, junto com o piloto automático adaptativo, é oferecer uma condução "quase autônoma" na cidade e estrada, mas também dá para aproveitar nessas situações para "ajudar" o motorista em vias sinuosas. 

Audi Q3 Sportback 2.0 TFSI - mais divertido

Um pequeno trecho off-road também estava no roteiro, momento em que ativamos o modo Off-road no Audi Drive Select. Mesmo em trecho bem íngreme, de terra e derrapante, esbanjou força e controle para seguir em frente. 

Audi Q3 Sportback 2022 agora com tração integral quattro

Na volta para São Paulo, mais estrada e novamente aquela sensação de potência de sobra foi reforçada. Se você esperava por mais desempenho, agora sim ficará satisfeito. Ainda levaremos o Q3 2.0 para nossas medições, mas segundo a Audi, ele é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos e alcançar velocidade máxima de 240 km/h. 

Quanto custa?

Se você quer o Q3 Sportback, a primeira opção é a versão Performance quattro que tem preço inicial de R$ 315.990. A segunda é a Performance Black por R$ 339.990. Lembrando que a partir de agora todos as configurações são equipadas com o motor 2.0 TFSI e câmbio automático de 8 marchas.

Como itens de série, o Q3 Sportback Performance traz faróis e lanternas Full LED, rodas com aro de 18 polegadas, keyless, bancos em couro, Audi Drive Select, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema MMI Touch com tela de 8,8", painel digital Virtual Cockpit, ar-condicionado de duas zonas, retrovisor interno fotocrômico, pacote de luzes ambiente, detalhes externos cromados e porta-malas com abertura e fechamento elétrico.

Galeria: Audi Q3 Sportback Performance Black 2022 - Brasil

No Q3 Sportback Performance Black são adicionados as rodas de 19 polegadas, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, pacote de estilo S Line, bancos esportivos com revestimento em Alcântara, revestimento do teto em tecido preto, teto solar panorâmico, volante com base aplanada, kit exterior black e o sistema de Audi Sound System com 10 alto-falantes 180W.

Como itens opcionais, a Audi oferece o teto solar panorâmico por R$ 13.500 na versão Performance. Para a Performance Black está disponível o Pacote Advanced por R$ 15.000, o que adiciona sistema de som premium da Sonos com 15 alto-falantes 3D de 680 W, controle de cruzeiro adaptativo e aviso de saída de faixa.

Quem esperava por mais desempenho no Q3, agora encontra uma configuração condizente. Com a chegada da carroceria "SUV Cupê", motor 2.0 TFSI, e brevemente nacional, o Q3 tem tudo para dominar o segmento com estilo e desempenho. Agora sim!

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