A DeLorean está oficialmente de volta e pronta para abraçar o futuro com o novo Alpha5, um carro totalmente elétrico. Assim como sua fonte de inspiração, o icônico DMC-12, este modelo também tem a forma de um cupê estiloso com portas asa de gaivota e um desenho assinado pela Italdesign. As gigantescas portas e o formato do vidro traseiro são praticamente as únicas coisas que lembram o passado, pois todo o resto é bem futurista.
Assim como alguns elétricos mais ousados, o Alpha5 tem rodas gigantecas e pneus bem finos. Sua carroceria curvilínea tem uma tomada de recarga perto da porta do motorista, uma bela diferença em comparação ao antigo, que precisava abrir o porta-malas dianteiro para poder encher o tanque de combustível. O cupê mostrado aqui tem um acabamento em dois tons e um teto bem inclinado, lembrando o famoso carro da trilogia De Volta para o Futuro.
Por dentro, não vamos encontrar nenhum capacitor de fluxo. No seu lugar, estão dois bancos traseiros individuais. Assim como muitos carros elétricos de luxo, o Alpha5 praticamente não tem controles convencionais, concentrando todos os comandos na tela sensível ao toque no console central "flutuante". O motorista tem um painel de instrumentos digital bem largo e um volante de base achatada. Acessar os assentos da segunda fileira deve ser fácil, considerando o quão largas as portas traseiras são e a falta de uma coluna B.
A DeLorean ainda não divulga muitos detalhes sobre a motorização, mas afirma que o Alpha5 precisa de 3,4 segundos para chegar a 96 km/h (60 mi/h) e que tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 241 km/h (150 mi/h). Tem um conjunto de baterias com mais de 100 kWh de capacidade, o que dá uma autonomia estimada em mais de 480 km. Estas são as especificações para o que a marca chamada de "modelo básico de performance", sugerindo que versões mais esportivas estão nos planos.
Também sabemos que o cupê elétrico tem um coeficiente de arrasto extremamente baixo, de apenas 0,23. Não é o melhor do mercado, pois a Mercedes-Benz chegou a 0,20 com o EQS, mas ainda é um valor impressionante. Felizmente, não usa mais um motor V6 fraco da Peugeot-Renault-Volvo, adotando um sistema elétrico de potência ainda não revelada. Ou seja, não terá mais que problemas para ir de 0 a 88 mi/h (142 km/h) como o modelo antigo, que teve que receber um motor da Porsche para conseguir alcançar essa velocidade. Caso estivesse no De Volta para o Futuro, o Alpha5 precisaria de apenas 4,35 segundos para chegar às 88 mi/h e viajar no tempo.
Também é muito maior do que seu antecessor, com 4,995 metros de comprimento, 2,044 m de largura e 1,370 m de altura, sem abrir as portas asa de gaivota, é claro. A DeLorean diz que irá terceirizar a produção na Itália, enquanto o sistema elétrico virá de um fornecedor do Reino Unido.
As referências ao filme que fez a fama do carro continuam na sua produção limitada a 88 unidades. Depois disso, a fabricante promete lançar um cupê esportivo com motor V8. Se tudo seguir o plano e a fabricante não falir de forma espetacular como no passado, a linha será expandida com um sedã elétrico e até mesmo um SUV movido a hidrogênio. O DeLorean Alpha5 será apresentado ao público em agosto, durante o festival de Pebble Beach, mas a produção só será iniciada em 2024.
Fonte: DeLorean
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EP-X: conceito esquecido da Honda fazia 42 km/l já em 1991
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Mitsubishi DST Concept tem nome nada adequado e antecipa SUV de 7 lugares