BMW lança M 1000 RR em comemoração aos 50 anos da divisão esportiva

Modelo foi apresentado na última estapa da MotoGP em Portugal

BMW M 1000 RR - Série especial de 50 anos da M BMW M 1000 RR - Série especial de 50 anos da M

Em setembro de 2020, a divisão de motocicletas da BMW, a Motorrad, revelou ao mundo a M 1000 RR. Trata-se da primeira moto da marca a receber o tratamento da divisão esportiva da marca. A M está celebrando 50 anos de existência em 2022 e a superesportiva foi escolhida para fazer parte das comemorações.

Durante a última etapa da MotoGP, que ocorreu em Estoril (POR), a BMW revelou a M 1000 RR comemorativa dos 50 anos da M. Entre os diferenciais, a série especial vem pintada na cor Amarela São Paulo, antes utilizada apenas no sedã esportivo M3. Além disso, a moto tem um emblema com interpretação retrô do logo da BMW. 

Mas estas foram todas as mudanças informadas pela marca em seu breve comunicado. Sendo assim, ela permanece oferecendo um motor de 4 cilindros em linha de 999 cm³ permanece oferecendo 214 cv de potência a 14.500 rpm, mais que os 207 cv da S 1000 RR em que se baseia, e 11,5 kgfm de torque a 11.000 rpm.

Toda a ciclística da moto foi revisada pela M. Incluindo o garfo dianteiro invertido, suspensão traseira e freios. Para entregar mais fôlego, o propulsor recebeu pistões forjados, balanceiros mais leves, válvulas de titânio, dutos de admissão retrabalhados com novo formato e um coletor de admissão mais curto para priorizar a entrega de potência em altas rotações. Enquanto a BMW confirmou que a série especial da S 1000 RR pode ser reservada no Brasil, a matriz da empresa não informou quantas unidades serão fabricadas nem qual será seu preço.

Aqui no Brasil, a BMW Motorrad oferece apenas a S 1000 RR convencional, com preços partindo de R$ 120.500. Também está disponível o Pacote M. Não se trata de uma M 1000 RR legítima, mas agrega alguns componentes de performance e mais leves. Entre eles estão novas rodas em fibra de carbono (1,7 kg mais leves) e da nova bateria de lítio (que pesa aproximadamente 2 kg a menos na comparação com bateria da antiga geração).

Ao todo, são 193,5 kg, contra 197 kg da versão Premium e 208 kg da geração anterior. Vale lembrar que tanto a S 1000 RR quanto a S 1000 RR com Pacote M são produzidas pela BMW em Manaus (AM). A superespotiva inclusive foi a moto que representou o marco de 80.000 unidades produzidas pela empresa no Brasil. É a única planta da Motorrad fora da Alemanha. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com