Em 1991, a GMC Syclone chocou o mundo automotivo com um tempo de 0 a 100 km/h em ceca de 4,5 segundos. Sem que a grande maioria do mundo soubesse naquela época, surgiu outra caminhonete que era ainda mais rápida - e nós queremos dizer muito mais rápida. Na verdade, é a picape mais rápida do mundo, mas não é exatamente legalalizada para as ruas. Essa é a desvantagem de alocar não um, mas dois motores a jato na parte de trás.

Diga olá para a chamada Hot Streak II. A caminhonete atualmente pertence e é conduzido por Hayden Proffitt II, que a comprou do rei das plataformas a jato, Les Shockley. Foi Shockley quem construiu esta picape no início dos anos 1990, assim como as picapes Syclone, Chevrolet Silverado SS 454, e a F-150 Lightning original da Ford que estavam sendo notadas. Originalmente chamado Super Shockwave, a abordagem da Shockley era um pouco diferente das montadoras de Detroit, escolhendo criar uma réplica em fibra de vidro de uma caminhonete clássica Chevrolet de 1957, movido por um par de motores a jato Westinghouse J34. 

Os fãs de aviões reconhecerão o J34 como um turbojato dos primórdios da aviação a jato, lançado no final da década de 1940, mas que permaneceu em uso pelos militares americanos por décadas. Os motores específicos usados aqui foram adquiridos de um modelo usado pela Marinha dos EUA, um T-2 Buckeye, e para uma impulsão extra, Shockley os equipou com pós-combustores. O resultado é aproximadamente 25.000 cv (18.642 quilowatts) de potência para um veículo de cerca de 1.950 kg. Portanto, sim, é rápido.

O avô de Proffitt comprou o primeiro dragster a jato da Shockely (o Shockwave original), por isso há uma história bem estabelecida entre as famílias amantes da velocidade. Proffitt também tem uma afinidade especial pela potência dos jatos, tendo servido na Força Aérea Americana, onde foi mecânico do caça F-15 e do bombardeiro B-2. Ele aproveitou a chance de conseguir a pickup bimotor de Shockley, a renomeando de Hot Streak II em homenagem ao dragster de seu avô.

A picape pode atingir 350 mph (563 km/h em conversão direta), embora Proffitt diga que ela "só" atingiu cerca de 340 mph (547 km/h). Mas atenção, a clássica picape a jato chega lá em apenas alguns segundos, e quando os paraquedas duplos de 4,8 metros são liberados, quem está na caminhonete experimenta uma desaceleração inicial com força de 10g negativos.

Infelizmente, Les Shockley faleceu em 2019. Mas seu legado continua com o Hot Streak II e o atual semi-reboque Shockwave.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com