Em 2019, Harley-Davidson deixou clara sua intenção de atrair compradores mais jovens para a marca. Sua fama de fabricante de grandes estradeiras estava, sem dúvida, ficando um pouco velha. Naturalmente, uma maneira segura de atrair a geração mais jovem era oferecer modelos mais esportivos. Como sabemos agora com a Sportster S, a definição de "esporte" da Harley é bem diferente daquele usado pela indústria.

Quando Harley-Davidson estreou o conceito do Bronx em 2019, ficou claro que esta moto era algo a mais. Projetada como uma moto esportiva sem carenagens, a Bronx apresentava um chassi quase como de uma moto esportiva, suspensão premium, e um então novo motor chamado Revolution Max.

Is The Harley-Davidson Bronx Finally Going To Become A Reality?

Naturalmente, o motor Revolution Max se tornaria mais tarde uma realidade com a Pan America e o Sportster S, e agora uma iteração ainda menor do motor pode ser encontrada na recém-lançada Nightster. Dito isto, o Bronx parecia ter morrido após a empresa ter preferido focar em outros segmentos.

O destino da Bronx foi finalmente decidido quando o novo chefe da Harley, Jochen Zeitz, anunciou que vários modelos seriam cortados. Infelizmente, a Bronx era um desses modelos. Em vez de atrair motociclistas mais jovens, a Harley-Davidson passou a atrair um segmento diferente, embora não necessariamente mais jovem: o de motos de aventura. A Pan America continua sendo uma competidora impressionante em tal categoria e foi uma jogada ousada da parte da Harley, pois foi a primeira motocicleta da marca que não era uma estradeira.

Após o lançamento da Pan America, era esperado que a empresa lançasse uma nova esportiva. É seguro assumir que os planos da Harley de lançar motos tradicionais terminaram com a Pan America? Bem, talvez não. Em abril de 2022, a Harley-Davidson, registrou uma patente nos EUA para o nome Bronx.

Isto poderia significar que a Bronx está oficialmente voltando do mundo dos mortos? No momento, a Harley ainda não fez nenhum anúncio. Entretanto, vale mencionar também que existe a possibilidade de a Harley ter renovado a marca simplesmente em conformidade com a lei americana de patentes, que estabelece que todas as marcas não utilizadas até 31 de dezembro de 2021 tiveram que ser registradas novamente.

Veja o que achamos da Harley-Davidson Pan America

Envie seu flagra! flagra@motor1.com