Ainda no final de março, a Shineray antecipou por meio de suas redes sociais que estava prestes a apresentar um novo ciclomotor para o mercado brasileiro. Até então chamado apenas de "Turbo", a nova "cinquentinha" da empresa já está chegando nas lojas mesmo sem nenhum anúncio oficial ou constar no site oficial da Shineray.

Tudo que temos de informações oficiais vieram do único vídeo que a marca postou nas redes sociais (abaixo). Nele mostra-se apenas o visual do ciclomotor, que deve ser chamado oficialmente de Ray 50 Turbo. As linhas se assemelham muito com as da Honda Biz 125, trazendo inclusive opção de acabamento em dois tons, com carenagens brancas e assento e coluna interna na em tom bege.

 

As "homenagens" à Biz não param por aí, com a Ray 50 trazendo linhas muito parecidas, principalmente no conjunto frontal com farol separado e piscas quase verticais no escudo. O painel de instrumentos também se assemelha muito ao da Biz 110i. O vídeo mostra que a Ray 50 também tem gancho para sacolas, rodas de liga leve e freio a disco na dianteira.

O visível afogador no punho esquerdo mostra que o novo ciclomotor da Shineray deve ser alimentado por carburador. O vídeo ainda mostra que a moto não tem embreagem, levando a crer que se trata de uma transmissão semi-automática de 4 velocidades também usada em outros ciclomotores da Shineray, como o Jet 50, que desenvolve até 2,9 cv de potência.

Sem nenhuma informação oficial divulgada pela empresa ou no site da marca, o Motor1.com apurou junto a algumas concessionárias alguns dados a mais. De acordo com os lojistas da região da Grande São Paulo, a Shineray Ray 50 Turbo ainda conta com um porta-capacetes sob o assento.

No entanto, ninguém soube informar a potência ou o torque do pequeno propulsor de 50 cm³. O vídeo curto divulgado pela tem na legenda a informação de que o ciclomotor tem turbo. No entanto, as imagens do sistema de escape deixam claro que a moto não é equipado com turbina tradicional, então o "Turbo" pode ser apenas uma força de expressão.

Quando questionados se a Ray 50 Turbo realmente tinha um turbo, um dos lojistas respondeu que "Sim, ela é uma 50cc com potência da Biz 125". A Honda declara 9,2 cv de potência para a Biz 125 atual. Por outro lado, uma informação que todas as lojas da região paulista tinha na ponta da língua era o preço: estão sendo cobrados R$ 8.990 pela Shineray 50 Turbo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com