VW T-Cross foi o carro mais vendido no varejo em março; veja ranking
Dos cinco carros mais vendidos na modalidade, quatro são SUVs. Hilux dominou o segmento dos comerciais leves
Dos 134.904 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em março, quase 2/3 das unidades – 63,23%, para ser exato – foram responsabilidade do varejo, uma das maiores participações nos últimos anos. Líder em fevereiro, a Chevrolet foi ultrapassada pela Fiat por apenas 0,41 ponto percentual (16,44% x 16,03%). Toyota (15,21%), Volkswagen (12,41%) e Hyundai (10,20%) vieram na sequência.
Na disputa entre os automóveis, a liderança inédita ficou com o Volkswagen T-Cross (5.373) – terceiro no ranking anterior -, com mais de 80% de suas unidades na modalidade. O pódio foi completado por dois modelos da Chevrolet: Onix (4.697), preferido em fevereiro, e Tracker (4.142), ambos também acima dos 80% de dependência. Nº 1 em janeiro e vice no mês passado, o Hyundai Creta (4.047) desta vez foi o quarto colocado.
Quinto, o Toyota Corolla Cross (3.494) emplacou três vezes mais do que o rival Jeep Compass (1.094, 20º), seu maior rival entre os SUVs médios, e completou 11 meses seguidos no top 10. Sexto, o Chevrolet Onix Plus (3.480) foi um dos dois sedãs presentes na parte de cima da tabela. O outro representante da categoria foi o Toyota Corolla (2.759), 10º.
Entre os modelos mais baratos do mercado, apenas o Renault Kwid (3.338) figurou entre os dez primeiros. 15º na lista passada, o Fiat Pulse (3.296) saltou sete posições, assegurando cinco SUVs entre os líderes. No top 50, apenas três modelos tiveram todas as suas unidades sem dependência das vendas diretas: o Mercedes-Benz GLB (264), o Honda Civic (250) e o Porsche Macan (176), este último aparecendo pela 1ª vez na lista.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAR.22 (A) |
1º |
VW T-CROSS |
5.373 |
82,04% |
6.549 |
2º |
CHEVROLET ONIX |
4.697 |
86,64% |
5.421 |
3º |
CHEVROLET TRACKER |
4.142 |
87,24% |
4.748 |
4º |
HYUNDAI CRETA |
4.047 |
95,49% |
4.238 |
5º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
3.494 |
80,92% |
4.318 |
6º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.480 |
83,27% |
4.179 |
7º |
RENAULT KWID |
3.338 |
93,11% |
3.585 |
8º |
FIAT PULSE |
3.296 |
90,30% |
3.650 |
9º |
HYUNDAI HB20 |
3.109 |
45,01% |
6.908 |
10º |
TOYOTA COROLLA |
2.759 |
65,75% |
4.196 |
11º |
VW NIVUS |
2.704 |
85,73% |
3.154 |
12º |
FIAT MOBI |
2.565 |
38,98% |
6.581 |
13º |
FIAT ARGO |
2.331 |
75,73% |
3.078 |
14º |
JEEP RENEGADE |
1.975 |
52,12% |
3.789 |
15º |
HONDA CITY |
1.809 |
90,81% |
1.992 |
16º |
HONDA CITY HATCH |
1.734 |
89,71% |
1.933 |
17º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.629 |
78,13% |
2.085 |
18º |
NISSAN KICKS |
1.494 |
58,15% |
2.569 |
19º |
TOYOTA SW4 |
1.145 |
95,34% |
1.201 |
20º |
HYUNDAI HB20S |
1.103 |
47,87% |
2.304 |
21º |
JEEP COMPASS |
1.094 |
23,16% |
4.724 |
22º |
VW GOL |
1.059 |
88,77% |
1.193 |
23º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
1.021 |
94,36% |
1.082 |
24º |
RENAULT DUSTER |
920 |
48,22% |
1.908 |
25º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
874 |
71,58% |
1.221 |
26º |
NISSAN VERSA |
805 |
96,29% |
836 |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
584 |
90,40% |
646 |
28º |
FIAT CRONOS |
511 |
65,10% |
785 |
29º |
PEUGEOT 208 |
499 |
21,63% |
2.307 |
30º |
BMW 320i |
474 |
86,97% |
545 |
31º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
473 |
87,11% |
543 |
32º |
HONDA HR-V |
465 |
99,79% |
466 |
33º |
VW TAOS |
431 |
96,85% |
445 |
34º |
VW POLO |
427 |
86,97% |
491 |
35º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
383 |
51,34% |
746 |
36º |
CAOA CHERY TIGGO 3X |
372 |
52,54% |
708 |
37º |
BMW X1 |
333 |
84,30% |
395 |
38º |
JEEP COMMANDER |
323 |
17,60% |
1.835 |
39º |
RENAULT CAPTUR |
308 |
51,76% |
595 |
40º |
HYUNDAI TUCSON |
288 |
48,65% |
592 |
41º |
FIAT SIENA |
270 |
91,22% |
296 |
42º |
MERCEDES-BENZ GLB |
264 |
100,00% |
264 |
43º |
HONDA CIVIC |
250 |
100,00% |
250 |
44º |
CITROËN C4 CACTUS |
237 |
26,84% |
883 |
45º |
VW VIRTUS |
237 |
55,24% |
429 |
46º |
RENAULT SANDERO |
225 |
37,07% |
607 |
47º |
MITSUBISHI PAJERO |
222 |
76,55% |
290 |
48º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
191 |
91,83% |
208 |
49º |
CHEVROLET CRUZE SPORT6 |
186 |
95,88% |
194 |
50º |
PORSCHE MACAN |
176 |
100,00% |
176 |
No ranking de comerciais leves, nova liderança da Toyota Hilux (3.071), a sétima nos últimos oito meses. Numa disputa acirrada pelo 2º lugar, vitória da Fiat Toro sobre a Fiat Strada por 179 unidades (2.190 x 2.011). A marca italiana ainda emplacou a Fiorino na 4ª posição (736). Com apenas 1/5 de seus registros no varejo, a Chevrolet S10 (539) ficou atrás da Nissan Frontier (543). Como curiosidade, as três versões da Mercedes Sprinter presentes na lista não tiveram uma só unidade comercializada através de vendas diretas.
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
MAR.22 (A) |
1º |
TOYOTA HILUX |
3.071 |
77,34% |
3.971 |
2º |
FIAT TORO |
2.190 |
49,30% |
4.442 |
3º |
FIAT STRADA |
2.011 |
26,58% |
7.567 |
4º |
FIAT FIORINO |
736 |
36,49% |
2.017 |
5º |
FORD RANGER |
598 |
59,74% |
1.001 |
6º |
NISSAN FRONTIER |
543 |
87,86% |
618 |
7º |
CHEVROLET S10 |
539 |
21,03% |
2.563 |
8º |
MITSUBISHI L200 |
424 |
38,72% |
1.095 |
9º |
RENAULT MASTER |
288 |
43,57% |
661 |
10º |
PEUGEOT EXPERT |
229 |
74,11% |
309 |
11º |
IVECO DAILY 35-150 |
203 |
99,02% |
205 |
12º |
VW AMAROK |
202 |
83,13% |
243 |
13º |
CITROËN JUMPY |
182 |
64,08% |
284 |
14º |
KIA K2500 |
181 |
100,00% |
181 |
15º |
VW / MAN EXPRESS |
180 |
83,33% |
216 |
16º |
HYUNDAI HR |
126 |
86,30% |
146 |
17º |
FIAT DUCATO |
92 |
26,44% |
348 |
18º |
EFFA V21 |
59 |
100,00% |
59 |
19º |
IVECO DAILY 30-130 |
57 |
96,61% |
59 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
50 |
100,00% |
50 |
21º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
47 |
100,00% |
47 |
22º |
RENAULT DUSTER OROCH |
23 |
10,50% |
219 |
23º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
20 |
100,00% |
20 |
24º |
EFFA V22 |
17 |
100,00% |
17 |
25º |
VW SAVEIRO |
14 |
14,29% |
98 |
26º |
IVECO DAILY |
13 |
76,47% |
17 |
27º |
PEUGEOT BOXER |
12 |
100,00% |
12 |
28º |
CITROËN JUMPER |
10 |
100,00% |
10 |
29º |
PEUGEOT PARTNER |
8 |
42,11% |
19 |
30º |
CHEVROLET SILVERADO |
6 |
100,00% |
6 |
31º |
JAC V260 |
6 |
100,00% |
6 |
32º |
FOTON AUMARK 1039 |
5 |
100,00% |
5 |
33º |
BYD T3 |
3 |
100,00% |
3 |
34º |
EFFA V25 |
3 |
100,00% |
3 |
35º |
FORD TRANSIT |
2 |
25,00% |
8 |
36º |
RAM 2500 |
2 |
3,39% |
59 |
37º |
EFFA K01 |
1 |
100,00% |
1 |
38º |
FIAT CITY |
1 |
100,00% |
1 |
39º |
FORD F100 |
1 |
100,00% |
1 |
40º |
FORD F1000 |
1 |
100,00% |
1 |
41º |
FORD F150 |
1 |
100,00% |
1 |
42º |
FORD F250 |
1 |
100,00% |
1 |
43º |
FORD F75 |
1 |
100,00% |
1 |
44º |
FORD MAVERICK |
1 |
3,03% |
33 |
45º |
KIA UK2500 |
1 |
100,00% |
1 |
46º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
1 |
100,00% |
1 |
47º |
WILLYS OVERLAND |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
VW T-Cross Sense (quase) mantém preço e finalmente renova visual
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Comparativo Peugeot 2008 GT vs. VW T-Cross Comfortline: o novato ou o líder?