Quando falamos de Peugeot, é provável que você pensou nos carros. Só que a marca já trabalhou no mundo dos veículos de duas rodas. Mais focada nas scooters e motos pequenas, a Peugeot Motorcycles foi adquirida pelos indianos da Mahindra em 2019 e, desde então, vem se renovando. Agora, rumores online mostram que a empresa está de olho no segmento de scooters aventureiras.

O projeto parece estar finalizado e tem potencial para se tornar um modelo real. A empresa francesa parece estar a ponto de apresentar uma scooter no segmento de aventura. Tal caminho já foi trilhado pela Honda, com modelos como X-ADV, ADV 350 e a ADV - esta já vendida no Brasil. Agora, empresas como a Peugeot também estão de olho nesse mercado. 

Em um artigo publicado pela Bennets, fotos da futura scooter aventureira da Peugeot foram publicadas. As fotos mostram desenhos de uma scooter com clara inspiração off-road, realçada pelos pneus de uso misto e suspensão de longo curso. É provável que a origem dos desenhos venha de registros de patentes da Ásia, onde a Mahindra pode ter efetuado o pedido de registro para o modelo da Peugeot.

Depois de adquirir a Peugeot Motorcycles em 2019, a Mahindra afirmou que a marca francesa apresentaria sete novos modelos até 2021, mas a pandemia e todos os obstáculos que vieram com ela certamente atrasaram a implementação de tais planos. A Mahindra, para quem não sabe, é uma das maiores conglomerados automotivos da Índia.

Na situação atual, as patentes parecem ser bastante similares ao que podemos esperar em um modelo de produção. Os espelhos retrovisores e a montagem da placa do veículo já estão posicionados. Os discos de freio dianteiros duplos com pinças de montagem radial, garfo de dianteiro invertido e o monoamortecedor traseiro parecem corroborar as intenções aventureiras da scooter.

Um item que causa estranheza é o escapamento, que parece estar em uma orientação invertida. O coletor de escape parece ficar exposto, ficando propenso a enroscar em obstáculos. O motor aparenta ser um motor de um monocilíndrico de 400 cm³, já usado no triciclo Metrópolis da Peugeot, que entrega 36 cv de potência.

Além disso, a próxima scooter aventureira da Peugeot será muito provavelmente mais ágil do que a Metropolis devido ao seu peso mais leve. Ainda é muito cedo para dizer quando ou se vamos vê-la nas ruas, pois não houve anúncios oficiais, tão menos flagras revelando que a novidade já está sendo testada no mundo real.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com