Com o lançamento da Trident 660, que chegou ao Brasil entre o final do ano passado e o início de 2022, a Triumph passou a ter por aqui uma moto global desenhada para ser a porta de entrada da empresa, algo que se replicou no Brasil com a moto saindo por R$ 47.990. Ainda no ano passado, a plataforma da esportiva sem carenagens deu origem a uma aventureira, a Tiger Sport 660.
A revelação do modelo, que se tornou a menor opção da linha Tiger da Triumph, ocorreu em outubro de 2021. Já no ano passado mesmo, a filial brasileira da marca confirmou que a Tiger Sport 660 chegaria ao nosso mercado em algum momento de 2022, sem se comprometer com uma data específica.
Da mesma forma que ocorreu com a Trident 660, a nova Triumph Tiger Sport 660 já está aparecendo no site brasileiro da marca, algo que ocorreu sem alarde. A boa notícia é que ao menos o preço já foi confirmado: R$ 55.990. Com isso, se torna a aventureira mais barata da marca, já que a próxima na linha é a Tiger 900, que parte de R$ 68.290.
Porém, ainda não há uma data fechada para a chegada das primeiras unidades às lojas, nem informações sobre pré-venda ou reservas. Tais informações ainda não foram compartilhadas pela Triumph. O Motor1.com tentou entrar em contato com a rede de concessionárias da empresa na capital paulista, mas nenhuma atendeu nossas ligações até o momento.
Falando do preço da nova Triumph Tiger Sport 660, a moto está posicionada na porção mais cara do mercado de aventureiras médias na faixa das 650 cilindradas. Uma Kawasaki Versys 650, por exemplo, parte de R$ 47.490 (sem frete). O preço da Tiger Sport 660 é R$ 200 maior que o tabelado (sem frete) para a nova Honda NC 750X DCT que, além do motor maior, é equipada com transmissão automatizada de dupla embreagem.
A novidade usa diversos componentes da Trident, mas com diferenciais para ir bem em sua categoria. Ela conta com semi-carenagem frontal com duplo farol, parabrisa e balança traseira específica. A Tiger Sport provê uma postura mais ereta de condução, enquanto seu tanque é 3 litros maior (totalizando 17,2 litros) e o guidão é mais alto e largo na comparação com a naked.
As rodas são de liga leve de 17 polegadas, com disco de freio duplo na dianteira (310 mm de diâmetro) e simples na traseira (255 mm). O propulsor da Tiger é o mesmo da Trident: um três cilindros em linha com 660 cm³ e arrefecimento a líquido. Ele entrega os mesmos 81 cv de potência a 10.250 rpm e 6,52 kgfm de torque a 6.250 rpm. O câmbio é mecânico de 6 velocidades.
Na dianteira, a Tiger Sport usa um garfo telescópico convencional com tubos de 41 mm de diâmetro e 150 mm de curso. A traseira conta com um monoshock com regulagem de pré-carga e os mesmos 150 mm de curso. O pneu dianteiro tem medida 120/70 ZR 17, enquanto o traseiro é 180/55 ZR 17.
O pacote de equipamentos de série da Triumph Tiger Sport 660 é composto por iluminação completa por lâmpadas de LED, dois modos de condução (Road e Rain), freios ABS, controle de tração, para-brisa ajustável, painel de instrumentos digital com tela colorida de TFT e, opcionalmente, pode receber conectividade via Bluetooth e bagageiros.
Nas medidas, a moto tem 2,07 metros de comprimento, 0,83 m de largura, 1,39 m de altura (para-brisa na posição mais alta) e 1,42 m de entre-eixos. A Triumph declara um peso em ordem de marcha de 206 kg para a nova Tiger Sport 660. Na aventureira, a altura do assento em relação ao solo é de 835 mm.
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