No final de março de 2021, a Triumph mostrou pela primeira vez o motor que impulsionará sua moto elétrica, batizada de Projeto TE-1. Estamos em fevereiro de 2022 e, quase um ano depois, a marca apresentou um protótipo funcional, que deve começar a ser testadas nas ruas em breve.

A Fase 3 do Projeto Triumph TE-1 foi colaborativa, incorporando a cooperação da empresa com Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Limited e Warwick Manufacturing Group (WMG) na Universidade de Warwick. A WMG também recebeu financiamento financiamento do governo britânico dentro de um programa de incentivo ao desenvolvimento de veículos elétricos. 

Para chegar a este ponto, cada uma das empresas tinha tarefas específicas para o Projeto TE-1. A Triumph foi responsável pelo chassi, transmissão final (incluindo acionamento por correia de carbono), eletrônica, suspensão Öhlins, freios Brembo M50 e central eletrônica.  

Triumph Project TE-1 Prototype Bike - Front Angle Closeup

A Williams Advanced Engineering cuidou do conjunto de baterias, refrigeração, unidade de controle do veículo e peças de acabamento de carbono. A tarefa da Integral Powertrain estava no desenvolvimento do conjunto motriz e também na refrigeração integrada necessária.

Tudo isso não teria acontecido sem as contribuições da WMG, que foi responsável pela fase final de testes em simulação, uma vez que todas as outras partes da moto estavam preparadas. Estes testes mostraram que o projeto está no caminho certo de acordo com o cronograma pretendido pela equipe, incluindo metas de desempenho e durabilidade propostas pelo projeto.

De acordo com a Triumph, seus resultados de teste excedem as metas e requerimentos legais da legislação britânica que entrará em vigor apenas em 2025, o que significa que o projeto está à frente da curva em termos de desenvolvimento. Isto, por sua vez, é um bom sinal para o futuro desenvolvimento da motocicleta elétrica Triumph. 

Com a fase de colaboração concluída, o Projeto TE-1 passa à Fase 4. Essa é a fase de testes na vida real, que devem ocorrer por cerca de seis meses nas próprias instalações da Triumph. Uma combinação de testes em dinamômetro e em pista será o primeiro passo, levando a marca a ajustar o desempenho e as características de usabilidade do protótipo.  

A Triumph espera concluir a Fase 4 do projeto em algum momento do segundo semestre de 2022. Uma vez concluído, o protótipo receberá sua carroceria e esquema de pintura finais, indo para as pistas. Neste momento, as especificações finais do projeto devem ser divulgadas, assim como os resultados dos testes.

Galeria: Triumph Project TE-1 Protótipo

"Durante a Fase 3, nos concentramos na construção da base física da primeira motocicleta elétrica Triumph. Estou satisfeito com o resultado da e com os esforços dos parceiros do  em criar uma motocicleta que não só conta com o apelo do DNA da Triumph, mas também traz um novo e emocionante trem de força elétrico com muito potencial para o futuro", disse Steve Sargent, diretor de produto da Triumph.

"Estou ansioso para continuar o desenvolvimento deste protótipo e usar nossos conhecimentos e capacidades para reunir a tecnologia de ponta de todos os parceiros em um resultado final que guiará a estratégia elétrica da Triumph para o futuro", afirmou o executivo.

"Nossa experiência nos diz que, nesta fase de um projeto, não há substituto para realmente botar a moto para rodar. Assim, desenvolvemos a dirigibilidade, o manuseio e o caráter. Temos metas ambiciosas focadas em proporcionar uma experiência de pilotagem que é nova e empolgante, mas, em última análise, intuitiva e familiar. Estou realmente ansioso pela minha primeira oportunidade de montar no protótipo completo", concluiu Sargent.

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