No final de outubro do ano passado, a Triumph revelou uma nova moto. Ela faz parte de uma estratégia ousada de oferecer modelos mais acessíveis. Foi assim que nasceu a Trident 660. Desde então, a marca já lançou o modelo na Europa e na Índia, além de ter apresentado a Tiger Sport 660, aventureira que deve ter o mesmo papel na linha de big trails médias.

Ainda em agosto, o Motor1.com adiantou com exclusividade que a nova Triumph Trident 660 deveria começar a chegar ao mercado brasileiro entre outubro e novembro, com preços por volta de r$ 50 mil, o que faria da novidade a moto mais barata da montadora britânica por aqui.

Triumph Trident 660 2021

E foi exatamente o que aconteceu. O site brasileiro da Triumph já exibe a nova Trident 660 como disponível para compra. O lançamento deveria ter ocorrido em abril, mas atrasou por conta da pandemia, segundo disseram os concessionários. Os lojistas também haviam antecipado que, mesmo com a moto estando disponível ainda em 2021, as entregas devem começar a ocorrer apenas no ano que vem.

A parte positiva é que a nova Triumph Trident 660 vai cumprir a promessa de ser uma moto mais acessível por aqui, assim como ocorre na Europa e na Índia. No Brasil, seus preços partem de R$ 47.490 para a moto com pintura branca mais simples. As opções preta com cinza e a vermelha e preta custam R$ 47.990. Até então, a moto mais barata da marca era a recém-lançada Bonneville T100 2022, que sai por R$ 52.990. O único opcional é o Triumph Shift Assist, o quicksifter da empresa.

Triumph Trident 660 2021
Triumph Trident 660 2021
Triumph Trident 660 2021

Triumph Trident 660: motor, ciclística e equipamentos

Triumph Trident 660 2021
Triumph Trident 660 2021
Triumph Trident 660 2021

A nova moto mais barata da marca britânica chegou à Europa com um inédito motor de três cilindros em linha com 660 cm³ e arrefecimento a líquido. Ele é capaz de entregar 81 cv de potência a 10.250 rpm e 6,52 kgfm de torque a 6.250 rpm. O câmbio da Trident é mecânico de 6 velocidades, com embreagem de assistência deslizante e transmissão final feita por corrente.

A nova Triumph Trident 660 utiliza suspensão Showa com garfo invertido na dianteira de 120 mm de curso, enquanto a traseira é monochoque com ajuste de pré-carga. Já os freios Nissin trazem disco duplo de 310 mm de diâmetro na roda dianteira e único para a traseira de 255 mm, todos com dois pistões em cada pinça. As rodas são de liga leve, ambas com 17 polegadas e calçadas por pneus 120/70 na frente e 180/55 atrás. 

A Trident 660 ainda traz ainda dois modos de pilotagem (Road e Rain), controle de tração ajustável, acelerador eletrônico, painel de instrumentos digital com tela TFT colorida e faróis com lâmpadas de LED. Nas principais medidas, tem 1,40 metros de entre-eixos e 805 mm de altura do assento em relação ao solo. O tanque comporta 14 litros de combustível e seu peso em ordem de marcha é de 189 kg.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com