Triumph revive a Daytona com motor 660 da Trident
Modelo retorna como opção mais esportiva entre as motos médias tricilíndricas da marca
Quando a Triumph apresentou a Trident 660 pela primeira vez em 2020, era o início de algo novo. Claro, você poderia dizer que o nome "Trident" era mais uma nomenclatura que a Triumph havia guardado sistematicamente entre os grandes nomes de seu pasado para ser revivido décadas depois. Embora isso não seja falso, também não totalmente verdade.
A Trident 660 2021 ostentava uma estética de estilo limpa e moderna que era ao mesmo tempo esportiva e, de alguma forma, também convidativa. Não era intimidadora, o que é bom, pois era voltada diretamente para os motociclistas menos experientes. Ela não é uma motocicleta para iniciantes exatamente, mas também não é um monstro pensado para as pistas. Ela ficou no meio termo, exatamente como a marca queria.
A Tiger Sport 660 foi lançada cerca de um ano depois, acrescentando à linha uma opção de moto aventureira média. Para aqueles que buscavam uma motocicleta sólida e mais prática que a Trident, a Tiger parecia ter sido feita sob medida. Logo surgiram rumores sobre uma futura Daytona 660, assim como flagras. Mas quando ela chegaria de fato era outra questão. Isto é, até 9 de janeiro de 2024, quando a Triumph finalmente apresentou ao mundo a nova Daytona 660 2024.
O motor
O nome "Daytona" é muito querido pelos fãs de motos esportivas. Buscando amenizar os temores de uma máquina potencialmente empobrecida, a Triumph enfatizou bastante que ela produz significativamente mais potência e torque no acerto da Daytona do que na Trident.
Quanto mais? O tricilíndrico de 660 cm3 com refrigeração líquida, 12 válvulas e duplo comando de válvulas no cabeçote encontrado na Daytona 660, produz 94 cv de potência a 11.250 rpm. O torque, segundo a Triumph, é de 7 kgfm a 8.250 rpm, com mais de 80% do pico de torque disponível a partir de apenas 3.125 rpm. A propósito, o limite de rotações ocorre apenas em 12.650 rpm. Compare isso com os 80 cv de potência e 6,5 kgfm de torque declarados para a Trident 660 e já é possível ver que a Daytona traz algo a mais.
O chassi
A Triumph Daytona 660 2024 usa um design de quadro perimetral de aço tubular, como suas irmãs da linha 660. Em termos de suspensão, você encontrará um garfo dianteiro Showa invertido com tubos de 41 mm de diâmetro. Na traseira, você encontrará um monoamortecedor Showa com ajuste de pré-carga. O curso da roda dianteira é de 110 mm, enquanto o curso da roda traseira é de 130 mm.
Os freios contam com um par de pinças radiais de quatro pistões e discos de freio flutuantes duplos de 310 mm na dianteira, bem como uma pinça deslizante de pistão único na traseira com uma configuração de disco flutuante de 220 mm. O ABS está presente em ambas as rodas. Elas são feitas de um conjunto de liga de alumínio fundido com cinco raios e 17"de diâmetro.
Dimensões
A distância entre eixos do 2024 Daytona 660 é de 1.425 mm. O comprimento é de 2.082 mm, a largura do guidão é de 735 mm e a altura sem espelhos é de 1.145 mm. A altura do assento é de 810 mm, embora também possa ser reduzida para 785 mm com o acessório opcional de assento baixo.
O peso declarado para a moto é de 201 kg e a capacidade do tanque de combustível é de 14 litros. A Triumph estima uma um consumo médio de combustível de 24,8 km/l, e o intervalo de manutenção é de 16.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.
Eletrônicos e outros recursos
O painel de instrumentos da Triumph Daytona 660 2024 é composto por uma tela TFT colorida combinada com um display LCD. O sistema de conectividade My Triumph também está disponível como acessório opcional para a Daytona 660 e pode ser controlado por meio do interruptor no guidão, se você optar por usá-lo.
A Daytona 660 vem com um acelerador eletrônico de série, juntamente com três modos de pilotagem: Sport, Road e Rain. O controle de tração é modulado conforme o modo de condução escolhido, como acontece na maioria das motocicletas que oferecem este recurso. Na Daytona 660, o controle de tração também é totalmente desligável.
A Triumph também oferece o quick shifter bidirecional como uma opção de acessório para a Daytona 660, para os motociclistas que não querem usar a embreagem o tempo todo. No entanto, vale a pena observar que a moto vem com uma embreagem assistida e deslizante de série para proporcionar uma condução mais simples.
Galeria: Triumph Daytona 660 2024
Expectativa de preços
A Triumph oferece suas motocicletas em vários mercados em todo o mundo e a Daytona 660 2024 não é exceção. Dessa forma, o preço e a disponibilidade podem variar de acordo com a região. Nos EUA, o preço sugerido para a Triumph Daytona 660 2024 começa em US$ 9.195 (R$ 45,1 mil). Quanto à disponibilidade, a Triumph Daytona 660 2024 deve começar a chegar às concessionárias da América do Norte em março de 2024.
Fonte: Triumph Motorcycles
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Motorista de Lamborghini é multado por não ter "habilitação para supercarro"
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista
Kia Tasman terá versão elétrica em 2026 para brigar com inédita Ranger EV
Triumph antecipa nova esportiva, que pode ser a Daytona 660
AMG G63 inspirado em Hamilton é o Classe G mais rápido da história
Speed e Scrambler 400: como a Bajaj ajudou a Triumph a ser mais barata?