O Volkswagen Gol deixou de ser vendido na Argentina no final do ano passado por não atender às novas regras do país sobre obrigatoriedade de ESP como equipamento de série. Apenas uma remessa final de 1.500 unidades teve comercialização liberada, mas o lote remanescente certamente era maior. Prova disso é que unidades que não puderam mais ser vendidas internamente foram enviadas para o Uruguai e estão sendo ofertadas por lá como "Gol Argentino".

O apelido nada tem a ver com a origem da fabricação, afinal o Gol é produzido no Brasil, mas sim com a especificação do pacote de equipamentos. Como dito, são unidades sem controle de estabilidade e com recursos distintos do pacote original do Gol vendido no mercado uruguaio. "Eles não têm volante multifuncional ou tela multimídia, como os outros Gols brasileiros que chegam ao Uruguai oferecem", explicou vendedor da concessionária da cidade de Canelones.

Galeria: Volkswagen Gol "argentino" no Uruguai

As unidades em oferta são equipadas com motor 1.6 movido somente a gasolina e câmbio manual de 5 marchas. Estão sendo oferecidas com preços a partir de US$ 15.990, o equivalente a R$ 81.300 numa conversão direta. Todas são modelo 2022 e 0 km. A comercialização acontece em concessionária da própria Volkswagen no país.

Não é a primeira vez

Esta, vale lembrar, não é a primeira vez que o Uruguai recebe veículos remanescentes da Argentina. Em 2020, após ter produção encerrada na fábrica argentina de Pacheco, o Ford Focus Sedan teve alguns exemplares enviados ao país vizinho para comercialização. Na prática, os uruguaios foram responsáveis por comprar as derradeiras unidades do modelo fabricado na América do Sul. Hoje em nova geração, o Focus deixou de ser oferecido na região.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com