O sedã médio premium que é sucesso absoluto no Brasil se prepara para mudar. Lançado por aqui em 2019, o BMW Série 3 receberá mudanças leves no visual ainda em 2022. A renovação do principal carro da marca trará mudanças não só por fora, como também por dentro, adotando o painel duplo visto em outros modelos como os elétricos i4 e iX. As novas fotos do carro em testes confirmam o uso de duas telas para o painel de instrumentos e multimídia.

Esta é uma clara resposta ao interior do novo Mercedes-Benz Classe C, que apesar de trazer um super tela no console central, aposta exageradamente no jogo de luzes internas. A atual geração do Série 3 até oferece painel digital interessante, inclusive para multimídia, mas quer elevar o nível com os equipamentos dos modelos elétricos.

BMW iX xDrive50 (2021)
Interior do BMW iX xDrive50 é a inspiração para o novo Série 3

O novo BMW Série 3 2023 foi visto rodando com uma camuflagem leve na dianteira e na traseira, nas carrocerias sedã e perua. Mesmo com a cobertura, fica nítido que manterá a grade no tamanho normal ao invés de ter a gigantesca entrada de ar do M3. Os faróis parecem mais finos e o para-choque foi redesenhado para ter novas passagens de ar na vertical. Olhando atentamente, podemos notar que a grade inferior terá um desenho interno em colmeia, sugerindo que esta unidade utiliza o pacote M Sport.

Galeria: BMW Série 3 2023 - Flagra

O protótipo da versão sedã mostra a tomada de recarga perto da porta do motorista, o que poderia fazer alguém pensar que pode ser a opção totalmente elétrica que apareceu em diversos rumores. Porém, há um adesivo no para-choque traseiro dizendo "Hybrid test vehicle" (veículo de testes híbrido), deixando mais do que claro que é a configuração 330e.

BMW Série 3 2023 - Flagra
Traseira do BMW Série 3 2023 com pequenos retoques

A versão PHEV do Série 3 não será a única opção eletrificada. Haverá uma versão totalmente elétrica, e deve usar o nome i3, agora que o hatch que usava essa denominação não será mais produzido após julho. Fará sua estreia na China e parece que ficará somente por lá - até apareceu no registro oficial no país asiático. A BMW tem planos para uma versão global do sedã elétrico, mas está previsto para 2025, montado com a nova plataforma Neue Klasse, mas sem matar as variantes com motores a combustão.

A data de estreia do BMW Série 2023 ainda é um mistério. Acredita-se que a apresentação acontecerá ainda no 1º semestre para o mercado global. No caso do Brasil, a espera não deve ser muito longa, por ser apenas uma reestilização. O sedã é produzido em Araquari (SC) e, recentemente, comemorou a marca de 30 mil unidades feitas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com