Sedã premium mais vendido do Brasil no ano passado (feito conseguido pelo 3º ano seguido, vale dizer), o BMW Série 3 alcançou outro feito importante em terras tupiniquins. Com isso, o sedã da marca alemã chegou à importante marca de 30 mil unidades produzidas na fábrica da BMW em Araquari, em Santa Catarina, que foi inaugurada por aqui em 2014.

E justamente o carro que estreou a linha de montagem em solo catarinense foi o Série 3 lá em 2014, um modelo com carroceria branca que acabou sendo assinado pelos funcionários da fábrica. Além de ser o primeiro modelo da BMW a ser produzido, o sedã também acabou ganhando uma edição especial de aniversário de 5 anos da fábrica em 2019, quando apenas 24 unidades foram fabricadas. O modelo em questão bastante exclusivo era o 320i MSport 5 Years Edition, que vinha com pintura cinza e interior em caramelo, bem como novos acessórios de fábrica.

BMW Série 3 - 30 mil unidades produzidas no Brasil

Atualmente o Série 3 é produzido em três versões diferentes no Brasil, versões 320i GP, 320i Sport GP e 320i M Sport e em sete cores: Branco Alpino, Preto Safira, Cinza Mineral, Sunset Orange, Portimao Blue, Phytonic Blue e Prata Glacial. Em comum, todas vêm equipadas com o motor 2.0 turbo flex de até 184 cv a 5.000 rpm e 30,6 kgfm de torque – disponíveis desde 1.350 rpm. A transmissão é sempre automática de 8 marchas, enquanto a tração é traseira – como manda a tradição da marca. A linha Série 3 tem ainda as versões 330e M Sport e M340i xDrive, mas ambas são importadas.

Fora a gama Série 3, outros modelos da marca bávara são produzidos em solo nacional à exemplo dos SUVs X1, X3 e o SUV-cupê X4. Segundo a fabricante, a previsão é que o complexo industrial da Araquari (SC) alcance 10 mil unidades produzidas neste ano, mesmo volume que foi produzido ao longo de 2021.

“O veículo premium mais vendido no país, um exemplo do Puro Prazer de Dirigir e de tecnologia BMW, é orgulhosamente produzido pelo nosso time, que celebra mais este marco em nossa história de produção no país”, celebra Otávio Rodacoswiski - Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari.

Vale relembrar o ótimo desempenho de mercado que o Série 3 teve em 2021, pois o modelo vendeu nada menos do que 6.009 unidades, número que representa 71,48% dos emplacamentos entre os sedãs premium. Para se ter ideia da discrepância no segmento, em 2º lugar ficou o Mercedes-Benz Classe C com 561 unidades, enquanto o Audi A4 fechou o pódio em 3º lugar com 530 unidades.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com