O ano passado foi bem positivo para a indústria nacional de duas rodas. Foram 1.157.369 novas motocicletas ganhando as ruas em 2021, contra 915.473 emplacamentos em 2020. O crescimento no comparativo foi de 26,42%, bem mais que os 1,21% registrados pelos carros e comerciais leves no período.

Conforme já abordamos algumas vez aqui, o bom desempenho das motos no ano passado está intimamente ligado a alguns fatores. Os principais foram o aumento da demanda por entregas de moto por aplicativos e também mais pessoas utilizando a moto como forma de evitar aglomerações no transporte público.

Honda Elite 125 2022 - Dupla em movimento

Para quem está começando agora, ou quer apenas um veiculo prático de duas rodas, as scooters aparecem como a solução mais adequada. Possuem espaço para levar as coisas do dia a dia e sempre trazem câmbio automático. Então é só acelerar e brecar.

Prova desse sucesso é o resultado de vendas das 10 scooters mais emplacadas de 2021. Os 6 principais modelos viram grandes crescimentos em comparação com o ano anterior. Nesse cenário, a Honda PCX permaneceu como a scooters mais vendida do país, passando dos 28 mil emplacamentos e crescendo 5,55% na comparação com 2020.

Os números mais interessantes vêm na sequência. A vice-líder foi novamente a Honda Elite 125, scooter mais barata da marca. Ela saiu de 14.024 unidades comercializadas em 2020 para 21.801 unidades no ano passado após crescer 55,45%. Completando o pódio, a Yamaha NMax encerrou 2021 com 19.958 vendas, 59,79% a mais que as 12.490 unidades comercializadas em 2020.

Vale lembrar que a Yamaha também sofreu com paralisações na linha de montagem no ano passado, fazendo com o crescimento se torne mais relevante. Da mesma forma, a Yamaha NEO 125 cresceu 23,12%, passando de 12.490 vendas para 13.335. Destaque também para a Yamaha XMax, que superou sua rival Dafra Citycom 300i nas vendas por larga vantagem e cresceu 69,67% nas vendas.

Yamaha NMax 160 2021

A Honda ADV, apresentada no final de 2020, teve menos de 1 mês de vendas naquele ano, por isso seus dados de emplacamentos ficam distorcidos. No entanto, conseguindo superar a média de vendas estimada pela marca (de 1.000 unidades mensais) em alguns meses de 2021, a moto conseguiu se firmar como a 5ª scooter mais vendidas de 2021.

Entre as motos que viram as vendas caírem no passado, o principal destaque é a Honda SH 150i, modelo que deixou de ser comercializado logo na virada para 2022. Entre 2020 e 2021, a moto perdeu 42,26% de suas vendas, já antecipando o fim da produção. Da mesma forma, a Honda SH 300i ficou até de fora do ranking das 10 scooters mais vendidas do ano passado.

As 10 scooters mais vendidas de 2021

POS. Modelo Vendas em 2021 Vendas em 2020 Diferença em % Posição em 2020
1 Honda PCX 28142 26661 5,55% 1
2 Honda Elite 125 21801 14024 55,45% 2
3 Yamaha NMax 19958 12490 59,79% 3
4 Yamaha NEO 125 13355 10847 23,12% 4
5 Honda ADV 11100 136 8.061,76% 15
6 Yamaha XMax 5360 3159 69,67% 6
7 Honda SH 150i 2159 3805 -43,26% 5
8 Haojue Lindy 125 1050 1395 -24,73% 7
9 Dafra Citycom 300i 1042 1121 -7,05% 8
10 Voltz EV1 562 739 -23,95% 10
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