Clientes da BMW nos Estados Unidos têm relatado sérios problemas envolvendo detalhe curioso do interior do SUV X7: o funcionamento dos porta-copos. Segundo os consumidores, os recipientes apresentam defeito de fabricação e não foram projetados de maneira adequada para, de fato, segurar os copos. Na maioria das vezes, há vazamento de líquidos pelo console e danos eletrônicos relacionados por conta do contato com fios e cabos.

O problema tem se tornado tão sério que gerou ação judicial coletiva no Tribunal Distrital de Orange County, na Califórnia. No processo, clientes explicam que "quando o líquido derrama no console, os cabos do módulo de controle SRS (airbags), que estão instalados por baixo, ficam molhados e danificados, causando danos aos airbags, que podem ser inflados inadvertidamente".

Galeria: BMW X7 2019

"Os porta-copos estão com defeito, uma vez que não foram projetados adequadamente para manter os copos cheios de líquido, precisamente a principal função a que se destinam", completa. Na maioria dos casos, o danos causados afetam especialmente o funcionamento dos airbags. O reparo é realizado nas concessionárias da marca, mas chega a custar mais de US$ 2.000 e, em alguns casos, a BMW tem se recusado a cobrir as despesas mesmo com o carro na garantia.

Uma das reclamações, datada de março de 2021, diz o seguinte:

Coloquei um refrigerante no porta-copos de um BMW X7 2020. A tampa não foi colocada corretamente e parte do refrigerante derramou no console central e na alavanca de câmbio. Não foi muito, mas o carro entrou em uma parada de emergência na faixa esquerda da rodovia e eu não consegui continuar. O P (Park) foi colocado na transmissão e não mudou para D (Drive) ou R (Reverse). Além disso, uma mensagem apareceu no quadro de instrumentos dizendo para levar o carro à concessionária imediatamente. Meu X7 foi rebocado para a loja mais próxima e o técnico me disse que o líquido danificou os componentes localizados sob a alavanca de câmbio. O custo do serviço totalizou US$ 2.900 e não foi coberto pela garantia.

BMW X7 2019
Envie seu flagra! flagra@motor1.com