Representante da Renault no segmento de sedãs grandes na Europa, o Talisman sairá de linha em 2022 depois de pelo menos seis anos de atuação no mercado. Desde 2015, o modelo tem concorrido diretamente com Volkswagen Passat, Opel Insignia e Ford Mondeo, marcando posição em uma categoria bastante tradicional para a marca.

Apesar disso, não conseguiu atender plenamente às expectativas comerciais e vem sentindo amargamente o avanço dos SUVs. Deixará definitivamente as linhas de montagem em fevereiro do ano que vem e encerará a participação da Renault em um segmento histórico. Neste nicho, a marca já foi representada por nomes emblemáticos como Laguna (três gerações) e Latitude.

Galeria: Renault Talisman

Desenvolvido para brigar diretamente com a concorrência alemã, o Talisman contou até mesmo com a participação de engenheiros germânicos no decorrer do projeto. Na época, profissionais cedidos pela Daimler (grupo controlador da Mercedes-Benz parceiro da Renault-Nissan) foram responsáveis por supervisionar o desenvolvimento e, em especial, cuidar do processo produtivo e do controle de qualidade.

Ao todo, o modelo mede 4,85 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,46 m de altura e 2,81 m de distância entre-eixos. Sob o capô, ao longo desse seis anos, foi oferecido com motor 1.6 turbo a gasolina nas versões TCe 150 e TCe 200, bem como DCi turbodiesel em variações com 110 cv, 130 cv e 150 cv. O câmbio poderia ser manual de 6 marchas ou automatizado de dupla embreagem de iguais 6 relações.

Renault Talisman

Quando sair de linha, o Talisman reduzirá ainda mais a presença da Renault no segmento de sedãs. Na prática, a marca ficará apenas com o Mégane Sedan (de porte médio) e o Taliant (compacto) como opções - e ainda assim restritas a mercados específicos, como a Turquia. A carroceria perua, batizada de Estate, sairá de linha junto com o três-volumes.

Para suceder indiretamente o Talisman, a Renault apostará no lançamento de um inédito SUV de pegada esportiva que chegará ao mercado em 2024. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com