A nova geração da Volkswagen Amarok vem aí e tudo indica que terá uma versão esportiva e mais robusta. Em uma recente entrevista ao site Motoring.com, o gerente de produto e marketing de veículos comerciais da Volkswagen Austrália, Nick Reid, deu a entender que a marca vê espaço para uma versão concorrente da Ford Ranger Raptor. Com o apetite crescente por picapes no mercado global, faz sentido que a VW entre neste segmento.

País que aprecia muito as picapes, a Volkswagen Amarok é um dos modelos mais vendidos da Austrália, enfrentando Toyota Hilux, Ford Ranger, Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton. A VW tem tido um sucesso por ser a que oferece a versão mais potente do mercado com motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv.

VW Amarok V6 Black Style

A Ford trabalha na próxima geração da Ranger, que será a base para a nova Amarok, por conta da parceria feita entre as duas empresas. A Ford oferece a mundialmente famosa Ranger Raptor, que combina uma suspensão reforçada com um estilo mais excitante e um desempenho melhor. Logo virou um exemplo, pois a Nissan já pensa em uma variante deste tipo para a Frontier e há rumores sobre uma possível Toyota GR Hilux.

Este segmento de mercado em rápido crescimento pode deixar a VW para trás, a menos que a montadora leve a sério a transformação da Amarok em um verdadeiro off-road. Mesmo se os clientes escolherem uma versão mais barata, a variante topo de linha da Amarok deve trazer mais clientes para as lojas e ajudar a construir sua credibilidade como uma picape robusta.

O mistério é como a Volkswagen Amarok pode ganhar uma versão esportiva. Recentemente descobrimos que a marca irá abandonar o seu 3.0 V6 de 258 cv para usar o mesmo V6 da Ford que estará na nova Ranger - e que supostamente virá da F-150. Alguns rumores antigos indicavam que a fabricante pensava em fazer uma Amarok R com mais de 300 cv, enquanto outros sobre a Ranger Raptor falam sobre um 3.0 V6 diesel de 253 cv e uma variante a gasolina de 405 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com