Agora que o acordo entre Ford e Volkswagen foi aprovado, está confirmado que a próxima geração da Volkswagen Amarok será feita a partir da nova Ford Ranger. A marca alemã realmente deixará o desenvolvimento nas mãos da sua parceira e, segundo o site australiano CarAdvice, isso chegará ao ponto da Amarok usar, no mínimo, dois motores da Ranger. O lançamento acontecerá em 2022, com produção na África do Sul, mas não está confirmada para o Brasil.

De acordo com o CarAdvice, o relacionamento entre as novas Ford Ranger e Volkswagen Amarok é um pouco mais próximo do que imaginávamos. Elas terão a mesma plataforma, que será desenvolvida pela Ford, compartilhando alguns componentes, mas com design diferente por fora e por dentro. “Através de designs e interfaces personalizadas, nós iremos diferenciar os dois modelos claramente. Para nós da Volkswagen Veículos Comerciais, nossa mira com a sucessora da Amarok está nos nosso principais mercados, principalmente África, Europa e Oriente Médio.

Galeria: Volkswagen Amarok 2022 - Projeção

Até agora, acreditava-se que as picapes também seriam diferenciadas em suas motorizações, para que cada fabricante utilize os motores da casa. Mas parece que não será o caso, pois o CarAdvice diz que a Amarok receberá ao menos dois motores da Ford, que seriam o 2.0 biturbo diesel de quatro cilindros e o 3.0 V6 turbo, ambos com o câmbio automático de 10 marchas.

Estes dois motores já haviam sido revelados pelo site CarExpert, citando documentos internos da Ford, para equipar a nova Ranger. O 2.0 biturbo diesel será o motor mais barato já é usado pela Ranger em alguns mercados, inclusive na versão Raptor, entregando 213 cv e 50,9 kgfm. Já o 3.0 V6 biturbo diesel irá substituir o 3.2 Duratorq de cinco cilindros como a opção topo de linha. É o motor da F-150, com 253 cv e 60,8 kgfm.

Caso a Volkswagen decida usar mais motorizações iguais às da Ranger, poderá adotar um sistema híbrido composto pelo motor 2.3 turbo a gasolina e uma unidade elétrica, gerando um total de 367 cv e 69,3 kgfm. É o mesmo conjunto do SUV Explorer e deve entregar um rendimento de 33 km/litro. Até então, a VW negava que ofereceria uma versão híbrida para a picape, mas isso pode mudar por conta dos planos da Ford.

A má notícia é que a nova geração da Volkswagen Amarok parece cada vez mais longe do Brasil. O modelo atual é produzido na Argentina, só que a marca já confirmou que só irá produzir a sucessora da picape na África do Sul. Como não há acordo comercial entre o país africano e o Brasil, a Amarok acabaria pagando os impostos de importação, elevando seus preços. Se ela vier, será nas versões mais caras, já que as configurações mais baratas não teriam valores competitivos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com