Revelado pela primeira vez em meados de outubro, o novo SUV da Ford para o mercado chinês, batizado de Equator Sport, acaba de estrear publicamente. Atração de destaque da marca no Salão do Automóvel de Guangzhou, o modelo chegará às lojas entre o fim deste ano e o início de 2022 como alternativa ao Territory e ao Escape. Além disso, atuará como opção mais jovial ao Equator de 7 lugares apresentado anteriormente.

A plataforma não muda, mas o Sport é mais curto e tem capacidade para levar apenas 5 passageiros - contra 6 ou 7 do irmão maior. Ao todo, são 4,63 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 2,72 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Equator familiar mede 4,90 metros de comprimento e 2,86 metros de entre-eixos.

Ford Equator Sport
Ford Equator Sport
Ford Equator Sport

Além disso, o Sport se diferencia por contar com elementos próprios no design. A dianteira tem para-choque com detalhes exclusivos na parte inferior e faróis com arranjo interno diferenciado. Na laterais, as últimas colunas contam com novo formato e os frisos cromados acompanham o teto até o final. Já na traseira, as lanternas têm desenho único (sem interligação como no Equator maior) e o para-choque é todo novo.

O interior segue o padrão dos mais recentes lançamentos da Ford, com destaque para o painel com layout de telas duplas abrigando quadro de instrumentos e central multimídia lado a lado. Chamam atenção ainda console central elevado, revestimento em dois tons e ampla variedade de materiais na composição do acabamento.

Ford Equator Sport

Sob o capô, o motor 1.5 turbo entrega 170 cv e vem sempre associado ao câmbio automático. O Equator maior, por sua vez, tem motor 2.0 EcoBoost com 254 cv e transmissão automatizada de dupla embreagem. A produção é concentrada na própria China e tocada em parceria com a JMC (mesma joint-venture que deu origem ao Territory). 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com