No rastro do sucesso alcançado pelo recém-lançado Equator - mais de 8 mil unidades vendidas apenas no mês de agosto - a Ford apresenta na China uma nova opção de SUV para o consumidor local: o Equator Sport. Versão mais curta do modelo homônimo, a novidade chega ao mercado como alternativa jovial ao irmão maior de vocação familiar, podendo até mesmo suceder o Territory.

A plataforma não muda, mas o Sport é mais curto e tem capacidade para levar apenas 5 passageiros - contra 7 do irmão maior. Ao todo, são 4,63 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 2,72 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o Equator familiar mede 4,90 metros de comprimento e 2,86 metros de entre-eixos.

Ford Equator Sport - China
Ford Equator Sport - China
Ford Equator Sport - China

Além disso, o Sport se diferencia por contar com elementos próprios no design. A dianteira tem para-choque com detalhes exclusivos na parte inferior e faróis com arranjo interno diferenciado. Na laterais, as últimas colunas contam com novo formato e os frisos cromados acompanham o teto até o final. Já na traseira, as lanternas têm desenho único (sem interligação como no Equator maior) e o para-choque é todo novo.

Sob o capô, o motor 1.5 turbo entrega 170 cv e vem sempre associado ao câmbio automático. O Equator maior, por sua vez, tem motor 2.0 EcoBoost com 254 cv e transmissão automatizada de dupla embreagem. A produção é concentrada na própria China e tocada em parceria com a JMC (mesma joint-venture que deu origem ao Territory). 

Além da dupla Equator, o catálogo de SUVs da Ford na China inclui os modelos Territory, Escape, Edge, Explorer, Everest e Mustang Mach-E. O recém-lançado Evos também entra na linha, neste caso com com forte pegada crossover.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com