O novo Renault Kwid está cada vez mais próximo de ser lançado no Brasil, como já adiantamos aqui no Motor1.com na última sexta-feira (5). O subcompacto passará por sua primeira reestilização na típica mudança de meia-vida e mais uma vez foi flagrado rodando em testes pelo país, dessa vez pelas ruas de Curitiba, no Paraná.

As imagens de flagra do novo Renault Kwid foram gentilmente cedidas por Leonardo Meira do perfil automotivo no Instagram AutoIN Brasil e mostram com mais detalhes as mudanças do novo Kwid, que seguirá o mesmo estilo do modelo indiano. E como antecipamos na semana passada, fontes ligadas à Renault revelaram que a apresentação do novo Kwid vai acontecer em dezembro.

Renault Kwid 2022 _by Leonardo Meira (2)
Novo Renault Kwid [foto por Leonardo Meira]

Agora vamos as fotos do flagra: o novo Kwid apareceu camuflagem bem mais leve e na luz do dia, enquanto o flagra anterior mostrava o subcompacto rodando a noite em uma rodovia. Nas imagens dá para notar mais detalhes do modelo, sendo agora possível confirmar que a versão para o Brasil terá mesmo os faróis divididos como do Kwid vendido na Índia, com a lente principal ficando posicionada um pouco mais abaixo na frente do carro enquanto os faróis diurnos de LED ficarão na posição normal. Essa novidade será a principal mudança visual do subcompacto, seguindo a mesma escola do Citroën C4 Cactus e Fiat Toro.

 

Vindo com uma alteração mais radical na parte dianteira com faróis e para-choque totalmente diferentes, o novo Kwid será mais discreto no restante do facelift. Atrás será novidade as lanternas que manterão o formato atual, mas que virão com novo arranjo interno e iluminação em LED e os refletores verticais nos cantos do para-choque (repare na foto de flagra), enquanto que na lateral a mudança ficará mesmo para o desenho das calotas. Nas fotos de flagra existem até camuflagens na região os para-lamas, mas como o nosso Kwid vai seguir o estilo do modelo indiano, por ali tudo será igual como o Kwid vendido atualmente.

Renault Kwid 2022 _by Leonardo Meira (3)
Novo Renault Kwid [foto por Leonardo Meira]

Indo para dentro da cabine, o Kwid não trará grandes surpresas e vai manter boa parte do design que conhecemos hoje. As principais alterações ficarão para o novo volante com aro mais fino e a parte central redonda, o painel de instrumentos atualizado com mostradores digitais e uma central multimídia com tela de 8 polegadas com sistema atualizado (já era tempo). Na Índia, a versão Outsider ganha uns detalhes coloridos em laranja, algo que deve ser repetido por aqui na variante aventureira nacional.

Renault Kwid Ultra (África do Sul)

O novo Kwid terá atualizações no motor, como apurado pela revista Quatro Rodas. As mudanças serão para o subcompacto se adequar as normas de emissões e ruídos Proconve L7 e, para isso, sai de cena o motor 1.0 de 70 cv e 9,8 kgfm atual e chega o mesmo 1.0 SCe do Sandero, que rende 82 cv e 10,5 kgfm.

O propulsor do Sandero é mais moderno, com duplo comando variável, enquanto o Kwid atual usa um motor de comando duplo sem variação. Assim o subcompacto ficará mais potente e com maior torque, permitindo o uso de uma transmissão com relações mais longas, ajudando a reduzir o consumo. Espere também por controle de estabilidade e tração de série, antecipando as novas regras.

Renault Kwid Ultra (África do Sul)
Renault Kwid Ultra (África do Sul)

Todas essas mudanças que vão chegar para o Kwid vão deixá-lo mais refinado como você pode perceber, algo que fará sentido para a Renault, pois atualmente o Sandero sobrevive apenas com duas versões equipadas com motor 1.0 – que já dão sinais de cansaço. Hoje o Kwid tem preços que vão de R$ 48.790 a R$ 62.290, enquanto o Sandero 1.0 vai de R$ 76.790 na recém-lançada versão S Edition a R$ 79.690 na GT Line, assim dando espaço suficiente para o Kwid ficar mais refinado e um pouco mais caro sem invadir o terreno do “irmão” maior.

O novo Kwid será o terceiro lançamento da Renault programado para este ano, sendo que os dois anteriores foram o Captur reestilizado equipado com motor 1.3 turbo e o elétrico Zoe, também com facelift entre outras novidades. Agora é esperar o mês de dezembro para conhecer o subcompacto renovado.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com