Novo Range Rover terá versão elétrica e chega ao Brasil em 2022

SUV também aposta em tecnologia, com motores 4.4 V8 biturbo a gasolina de 523 cv e o 3.0 diesel de 350 cv

Um dos símbolos do luxo da Jaguar Land Rover, o Land Rover Range Rover chega à sua quinta geração. O SUV mostra um design familiar na frente, mas muda completamente em outros ângulos, além de apostar ainda mais em tecnologia e também na eletrificação, dando mais um passo nos planos da empresa de oferecer mais elétricos e híbridos no futuro.

Construído com a plataforma MLA-Flex, uma nova arquitetura preparada para servir de base tanto para carros com motores a combustão quanto com sistemas híbridos plug-in e até elétricos. O Land Rover Range Rover 2022 aproveitará esta plataforma para ser oferecido nas versões de entre-eixos curto e longo. Dependendo da versão escolhida e da preferência do cliente, pode ter quatro, cinco ou sete assentos.

O design do novo Range Rover é uma evolução da identidade visual já bem estabelecida, mas que simplifica alguns pontos. Isso faz com que pareça mais suave, como na borda arredondada da porta misturando-se com o vidro em uma transição fluída. Estes pequenos toques também ajudam na aerodinâmica, reduzindo o arrasto para 0,30.

A nova geração do SUV utiliza uma suspensão pneumática adaptativa com um eixo traseiro multilink de cinco braços, usando o sistema de navegação por GPS para antecipar informações sobre a rua no trajeto e fazer os ajustes necessários. Também opera com o controle de cruzeiro adaptativo e assistente de condução para suavizar tudo baseado no que o sistema estiver fazendo.

Ainda traz barra antirrolagem ativa controlada eletronicamente para manter a carroceria estável. A Land Rover diz que reage mais rapidamente do que um sistema hidráulico e que pode aplicar até 142,7 kgfm de torque contra a carroceria para mantê-la nivelada.

O novo Range Rover recebeu esterçamento nas quatro rodas, capaz de mover as rodas traseiras eletricamente em até 7,3° para melhorar a manobrabilidade e dirigibilidade do utilitário. Este sistema permite que o carro tenha um diâmetro de giro menor que 11 metros.

Na Europa, os clientes terão várias opções de motorização, incluindo duas híbridas plug-in, três a gasolina e três abastecidas com diesel. Em alguns mercados, como nos EUA, esta oferta será reduzida para somente dois motores no lançamento. A Land Rover ainda confirma que trabalha em uma versão totalmente elétrica para 2024. Todos contam com tração integral e diferencial traseiro blocante para equilibrar a distribuição do torque.

As versões híbridas plug-in combinam o 3.0 de seis cilindros a gasolina e um conjunto de baterias de 38,2 kWh, com um motor elétrico de 143 cv integrado à transmissão. O P510e PHEV entregará 510 cv, enquanto o P440e conta com 440 cv, ambas com uma autonomia elétrica de 100 km. As opções básicas terão o 3.0 com um sistema híbrido-leve de 48V, nas versões de 360 cv e 400 cv. A mais cara a gasolina terá o 4.4 V8 de 523 cv. Já as opções a diesel são compostas pelo 3.0 de seis cilindros MHEV, nas potências de 250 cv, 300 cv e 350 cv.

Por dentro, há um painel de instrumentos com tela digital de 13,7" e uma central multimídia de 13,1". Quem viajar nos bancos de trás poderá aproveitar um par de displays de 11,4" montadas nos encostos de cabeça dianteiros. Caso o cliente compre o carro na versão de quatro assentos, ainda terá uma tela sensível ao toque de 8" no apoio de braço central.

Além de ser robusto como todo carro da marca, o Range Rover precisa ser luxuoso. Para isso, recebeu um sistema de som de 1.600 watts da Meridian Signature Sound System com 35 alto-falantes na versão Autobiography, contando com cancelamento de ruído. A Land Rover até colocou um par de alto-falates de 20 watts em cada um dos quatro apoios de cabeça, criando um efeito similar aos fones de ouvido mais tecnológicos.

O SUV premium estará disponível nas versões SE, HSE, Autobiography e SV. Também contará com uma série First Edition baseada na Autobiography que ganha a pintura dourada Sunset, como na galeria acima.

A Jaguar Land Rover já confirma a chegada do novo Range Rover 2022 para o ano que vem no Brasil. Desembarcará inicialmente na versão First Edition, com os motores 4.4 V8 biturbo a gasolina de 523 cv e o 3.0 diesel de 350 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com