Você não precisa ser um engenheiro para apreciar o funcionamento de um motor de combustão interna. Graças a este vídeo, você nem precisa amar carros para se vislumbrar com o que aparece na tela. Na verdade, poderíamos dizer que isso é uma arte cinematográfica, atingida graças a um motor monocilíndrico de uma antiga Honda ZR75. 

Para chegar neste resultado, o canal TROdesigns no YouTube, construir a seção do cilindro do motor em acrílico transparente. O vídeo nos conduz por todo o processo de construção desse propulsor único derivado da moto. Claro que o material não é tão resistente quanto o original, então, para aliviar a tensão, o cilindro é um pouco mais alto para diminuir a taxa de compressão. O pistão também é polido e os anéis de pistão foram feitos do zero para ajudar o motor a funcionar por mais tempo, mesmo com a construção mais frágil.

E não é que deu certo? A filmagem em câmera lenta deixa todo o processo muito belo. Este é um motor de quatro tempos e com a velocidade reduzida a frações de segundo você pode ver claramente os aspectos de cada etapa. A mistura ar-combustível vem da admissão e enche o cilindro com uma névoa que inclui gotas visíveis de combustível. O pistão sobe no ciclo de compressão, com o fluxo de óleo ao redor dos anéis mudando a orientação sob a pressão.

A combustão da mistura é a etapa mais dramática conforme a mistura se inflama. Já no ciclo de escape, é possível ver os gases resultantes da queima sendo sugados para fora com uma força surpreendente. O vídeo mostra o processo em ângulos diferentes, tanto em tempo real quanto em câmera lenta - e poderíamos ficar assistindo por horas. Uma coisa é saber como funciona um motor, mas ver esses componentes em ação proporciona uma apreciação inteiramente nova de algo que a maioria das pessoas nem percebe acontecendo.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com