A Ford Maverick está cada vez mais próxima do Brasil. A nova picape abaixo da Ranger já tem suas primeiras unidades importadas do México, como revelado pela própria empresa, em uma versão chamada Lariat FX4, que é um pacote montado especialmente para cá – Motor1.com adiantou com exclusividade que a marca apostaria em um “pacote Brasil” com o nome FX4. Apesar disso, o lançamento só acontecerá em 2022.

De acordo com a marca, este 1º lote chegou ao Porto de Vitória (ES) para as ações de preparação do lançamento da Ford Maverick no ano que vem. Isto deve significar não só o processo de homologação e criação do material de divulgação, como até mesmo uma apresentação antecipada à imprensa.

Por enquanto, a fabricante não dá muitos detalhes sobre a Ford Maverick, revelando somente que o modelo nas fotos é a versão Lariat FX4. A empresa diz que tem “características exclusivas para o mercado brasileiro”, o que significa que deve trazer alguns dos itens opcionais. Caso a marca planeje posicioná-la como um modelo extremamente equipado, pode receber equipamentos do pacote Co-Pilot360 como assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego; ou itens do Luxury Package, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, carregador wireless, central multimídia Sync3 e sensor de estacionamento traseiro.

Ford Maverick 2022
Ford Maverick 2022
Ford Maverick 2022

Por vir na versão Lariat, a Maverick será bem equipada. Trará painel de instrumentos com tela de 6,5”, banco do motorista com ajuste elétrico, faróis de LED, ar-condicionado de duas zonas, chave presencial, rodas de liga leve de 18”, câmera de ré, 7 airbags, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros. O nome FX4 vem de outro pacote opcional da picape, que adiciona controle de descida, rodas de 17” exclusivas com pneus all-terrain, modos de direção Areia, Lama e Barranco, e um visual off-road exclusivo.

O nome desta versão também já deixa claro qual será a motorização escolhida para o Brasil: a Maverick contará com o 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros, que gera 253 cv a 5.500 rpm e 38,3 kgfm a 3.000 rpm, sempre combinado a uma transmissão automática de 8 marchas. Isso porque o pacote FX4 é oferecido somente para este motor e ainda com tração integral e suspensão traseira multi-link.

“A Ford é a marca com maior tradição em picapes e está usando essa experiência para ampliar a linha e oferecer opções inovadoras para os clientes. A Maverick é um produto que vai surpreender tanto quem já é fã como quem nunca dirigiu uma picape”, afirma Daniel Sinzato, gerente de Marketing de Produto da Ford.

Agora vem a dúvida de como a Ford Maverick será posicionada no mercado. Enquanto nos EUA a picape é o veículo mais barato da fabricante, custando menos do que a Ranger, aqui pode custar bem mais do que isso. Pelos itens e motorização, existe chances de que a marca mire na Fiat Toro 2.0 turbodiesel, que atualmente custa R$ 197.990, e servindo como uma alternativa para as versões mais baratas da Ranger – a picape média com o motor 2.0 e transmissão automática custa R$ 195.290.

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