Um dia depois de lançar seu novo logotipo no Brasil, a Kia confirma o lançamento do primeiro carro com sua nova identidade visual no país: o Stonic. Aliás, este era o tal do SUV híbrido que a montadora tinha prometido para ser revelado em novembro, embora o Stonic que será comercializado por aqui não seja de fato um híbrido, mas sim um modelo híbrido-leve com sistema de 48Volts. Independente disso, o SUV chega no mês que vem por R$ 149.990.

Com chegada confirmada para a primeira quinzena de novembro, o Kia Stonic já está em pré-venda e chega por aqui equipado com motor Kappa de três cilindros 1.0 turbo a gasolina, mas dotado de sistema híbrido-leve de 48V. De acordo com a fabricante, esse conjunto rende no pequeno SUV 120 cv e 20,5 kgfm de torque, sempre atrelado ao câmbio automatizado de 7 marchas e dupla embreagem. O sistema híbrido-leve reaproveita a energia das frenagens, ajudando assim a reduzir o consumo de combustível.

Kia Stonic 2021
Kia Stonic 2021

E mesmo antes do anúncio oficial da chegada do Kia Stonic no mercado brasileiro, o Inmetro já tinha revelado seus números de consumo na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Em relação ao consumo de combustível, o Stonic recebeu nota B na classificação geração do programa de etiquetagem com consumo médio de 13,3 km/l na cidade e 13,2 na estrada, sempre abastecido com gasolina. Para emissões, o SUV compacto recebeu nota A no programa do Inmetro.

“O Stonic será o primeiro SUV híbrido compacto do mercado brasileiro. E trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil.

O Stonic vai desembarcar no Brasil em novembro vindo importado da Coreia do Sul e com o último facelift, que foi aplicado em agosto do ano passado. As últimas alterações foram os faróis de LED e as rodas de liga-leve de 16 polegadas, bem como uma central multimídia com tela de 8 polegadas na cabine, sempre com suporte a espelhamento sem fio para smartphones. O painel de instrumentos recebia ainda um display maior, passando de 3,5 polegadas para 4,2 polegadas.

Kia Stonic 2021

O Stonic chegará ao Brasil já atualizado com a reestilização lançada em agosto do ano passado. Na época, a Kia modificou sutilmente o desenho dos faróis de LED e equipou o carro com novas rodas de liga leve aro 16". Na cabine, foi incorporado sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 8" (o antigo tinha 7") com conexão sem fio para smartphones e um novo quadro de instrumentos com uma tela maior: 4,2" contra 3,5" do modelo anterior.

E se o nome Stonic é familiar para você, saiba que o modelo foi apresentado nacionalmente pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018. A Kia afirmou na época que o evento serviu de termômetro para testar a receptividade do modelo perante ao público. No entanto, naquele salão a marca tinha prometido que lançaria outro modelo, o chinês KX3, que posteriormente mudou o nome para Seltos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com