A Honda nunca foi de deixar nichos de mercado sem um produto específico, exceto pelas custom pequenas. Além da linha diversificada, também faz um alto compartilhamento de plataformas entre os produtos. Vendo o grande espaço entre a Bros 160 e a XRE 300, apresentou em 2016 a XRE 190, que utiliza a plataforma da irmã menor, mas com um visual exclusivo, mais equipamentos e motor maior.
Desde sua apresentação original, há cinco anos, a XRE 190 não sofreu grandes alterações significativas em seu conjunto. E para a linha 2022, a Honda continua apostando no sucesso do conjunto comprovado da moto. Agora, a moto mais barata da linha XRE da empresa, está contando com novas opções de cores e grafismos. A novidade já está disponível para compra.
São três opções: vermelho sólido, azul perolizado e cinza fosco. A última é exclusiva da versão Adventure, que traz adesivos diferentes. Falando neles, agora passam a trazer a inscrição "XRE" em grandes letras no topo das aletas laterais, com o "190" logo abaixo, menor. Na Adventure, o grafismo do nome tem letras vermelhas e a inclusão do "ADV" nas aletas também, além da inscrição da versão na rabeta. Aletas, tampas laterais, rabeta e o bico frontal são de plástico preto em todas.
Tirando isso, a Honda XRE 190 2022 é idêntica ao modelo 2021 que, até setembro, acumulou 16.598 unidades comercializadas no Brasil. Seu motor monocilíndrico arrefecido a ar deriva do encontrado nas CG 160 e Bros 160. Na XRE, a capacidade foi aumentada para 184,4 cm³ graças ao alargamento do diâmetro do pistão. Flex, tem potência máxima de 16,4 cv com etanol e 16,3 cv com gasolina, sempre a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,66 kgfm e 1,65 kgfm, respectivamente, a 6.000 rpm. O câmbio tem 5 marchas.
A Honda XRE 190 2022 permanece oferecendo freios a disco nas duas rodas, com 240 mm de diâmetro na dianteira e 220 mm na traseira. O ABS é de série, mas atua somente na roda da frente. Falando em rodas, são raiadas com 19 e 17 polegadas, respectivamente. Os pneus, em ordem, têm medidas 90/90-19 e 110/90-17. A suspensão dianteira por garfo telescópico tem 180 mm de curso, enquanto a traseira monoshock traz 150 mm de curso.
Além do motor maior e da performance extra, a nova XRE 190 2022 se diferencia da Bros 2022 por conta de alguns equipamentos extras. Além do ABS dianteiro, também conta com um painel de instrumentos digital mais completo, agregando conta-giros e relógio. O visual diferente também traz uma carenagem fixa e que envolve mais o piloto, oferecendo uma melhor proteção aerodinâmica.
VERSÃO | PREÇO |
XRE 190 ABS 2022 (vermelho o azul perolizado) | R$ 16.250 |
XRE 190 ABS Adventure 2022 (cinza fosco) | R$ 16.650 |
* Preços válidos para Brasília (DF). Frete e seguro cobrados a parte. Todas as motos trazem 3 anos de garantia sem limite de quilometragem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Oficial: Honda antecipa a nova ADV 160 2025 para dezembro