Na semana passada você viu aqui no Motor1.com um pneu que não fura e nem precisa ser calibrado, uma cria da Michelin chamada Uptis Tires. Desta vez a invenção de um pneu um tanto peculiar é da Goodyear, que projetou pneus em formato esférico para um conceito bastante futurista da Citroën chamado de Urban Collectif.

O projeto foi desenvolvido não somente pela Citroën, mas em uma parceria que envolveu as empresas Accor e JCDecaux. O protótipo não é um carro convencional como conhecemos, mas sim um veículo que se mexe em todas as direções, para frente, para trás, para a esquerda ou direita e até mesmo na diagonal. A marca francesa diz basicamente que esse conceito difícil de definir é “um conceito de mobilidade revolucionário.

Galeria: Citroën Urban Collectif

Este conceito foi feito em uma plataforma batizada pela marca de Citroën Skate, que foi projetada para acomodar um motor elétrico. Totalmente plano, o nome de batismo nos faz lembrar de um skate (com dimensões enormes, é verdade), que tem ainda sistema de direção autõnoma e um design bastante esquisito. No vídeo que abre essa nota, é possível ver ainda que a base pode encaixar em outros módulos ou desencaixar, dependendo do uso.

Voltando aos pneus esféricos esquisitos projetados pela Goodyear, eles foram desenvolvidos especialmente para serem aplicados no Citroën Urban Collectif. Mas aí você vê este conceito totalmente plano e pensa onde está o motor. Resposta: nos pneus, ou seja, cada um deles incorpora um pequeno motor elétrico, que fazem o conceito “robô” se mover para qualquer direção, podendo fazer movimentos em 360 graus. A liberdade de movimentação do conceito é tamanha que os projetistas disseram que lembra até um mouse de computador.

“Na Citroën, examinamos as tendências de médio e longo prazo para antecipar as expectativas e necessidades do consumidor”, comenta Vincent Cobée, Gerente Geral da Citroën. “Acreditamos que este novo conceito pode redefinir o quadro da mobilidade urbana: compartilhada, elétrica e autônoma. Com a solução que apresentamos em parceria com a Accor e a JCDecaux, estamos inventando a mobilidade autônoma para todos ”.

De acordo com a Citroën, o conceito autônomo pode atingir a velocidade máxima de 25 km/h por motivos de segurança. Mas dependendo do local que o protótipo-robô estiver operando, ele pode ser programado para funcionar em velocidades mais baixas para não oferecer risco as pessoas que estiverem próximas. Por fim, a marca francesa diz que o Urban Collectif deve ser capaz de operar de forma quase contínua, pois é previsto que ele pode carregador suas baterias automaticamente quando necessário em estações de carregamento dedicadas.

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