Carros e água não misturam. Quem mora em uma área com risco alto de enchentes sabe muito bem disso, pelos danos causados pela corrosão, panes elétricas e muitos outros problemas causados quando o veículo fica embaixo d"água. Uma engenheira nos Estados Unidos enfrentou a mesma situação e criou uma solução para ajudar quem quer proteger seu carro na garagem, desenvolvendo uma bolsa especial.

Rahel Abraham é uma engenheria do Texas (EUA) que perdeu seu carro nas enchentes que afetaram o estado norte-americano em 2008. O caso fez com que ela aplicasse seus conhecimentos em engenharia química e ambiental, estudando diversos materiais diferentes na busca por algo resistente à água e duradouro, o que deu origem ao ClimaGuard. Para resumir o produto, é uma grande bolsa e basta dirigir para dentro dela, usando o zíper para fechá-la, impedindo que a água entre. Mas não é tão simples quanto parece.

Galeria: Proteção contra enchentes ClimaGuard

Os zípers não são capazes de impedir que a água entre na bolsa, então Rahel desenhou o ClimaGuard com atenção para onde colocar o zíper. Quando a água atinge uma certa profundidade, o carro irá flutuar e o zíper ficará acima da superfície. Em teoria, contanto que não fique em um lugar totalmente submerso, o veículo dentro do ClimaGuard ficará seguro. Ganchos ajudam a manter a bolsa no lugar enquanto flutua e a proteção serve para outras coisas além de carros. Como sua estrutura é como de uma tenda Tarp, vários itens podem ser colocados dentro dela (uma das fotos mostra coisas como um teclado e um sofá dentro do equipamento).

ClimaGuard
ClimaGuard

Não é uma ideia totalmente original, pois uma empresa da Filipinas mostrou um conceito semelhante em 2017. Chamado Flood Guard Car Bag, o produto é literalmente uma bolsa fechada em três lados. A diferença é que precisava de três pessoas para prepará-la, enquanto a ClimaGuard pode ser usado por uma única pessoa.

O preço de US$ 400 (cerca de R$ 2.100) pode parecer alto à primeira vez, mas é muito melhor do que encontrar seu carro debaixo d"água depois de uma enchente. Seria um bom produto para ter no Brasil, já que algumas cidades sofrem constantemente com alagamentos e muitos já perderam praticamente tudo nestas situações - até concessionárias já foram destruídas assim.

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com