Os fabricantes de motocicletas e seus fornecedores desenvolveram inúmeros dispositivos de segurança nos últimos anos. De controle de tração e ABS atuante em curvas a coletes de airbag e capacetes equipados com MIPS (Sistema de Proteção de Impacto Multidirecional), as marcas continuam a buscar dispositivos e soluções mais seguras. Além do  airbag da Honda encontrado na Gold Wing, a maioria dos fabricantes não oferece sistemas de proteção além dos citados.

Mais recentemente, uma patente da Honda revelou que a marca vem refinando seu sistema com airbags, enquanto a Italdesign desenvolve um novo tipo de cinto de segurança para motocicletas e scooters. Agora, uma nova patente registrada pela empresa sueca de airbags automotivos Autoliv ilustra um conjunto de guidões colapsáveis ​​para mitigar lesões ao piloto em caso de queda.

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Na maioria das colisões frontais, os motociclistas são arremessados ​​sobre a dianteira do veículo. Se o piloto bater no guidão durante a queda, ele pode sofrer ferimentos graves. Para evitar isso, a Autoliv desenvolveu um sistema que tira o guidão do caminho assim que o sistema eletrônico da motocicleta detecta uma colisão.

Quando equipado com o sensor da Autoliv, a central eletrônica da moto será capaz de determinar quando o veículo está envolvido em um acidente. Enquanto isso, as braçadeiras de fixação do guidão contarão com vários “cabos pirotécnicos que explodem e destroem os parafusos” que seguram a peça quando necessário. Isso permite que o guidão caia facilmente, removendo um obstáculo da trajetória do piloto.

No entanto, a Autoliv também prevê meios alternativos que não incluem parafusos de fixação explosivos. O segundo método ainda inclui cabos pirotécnicos, mas a empresa também utiliza um dispositivo de corte. Quando acionado, ele “corta uma seção externa no tubo do guidão, o que leva a um enfraquecimento significativo da peça”. De acordo com a patente, uma vez que o piloto entra em contato com o guidão num acidente, “a peça é facilmente quebrada”.

Embora a teoria por trás da patente do Autoliv seja válida, não temos certeza se os cabos pirotécnicos ou o dispositivo de corte são os melhores métodos para atingir esses objetivos. Claro, a empresa sueca não fabrica suas próprias motocicletas e temos a sensação de que serão necessários alguns argumentos fortes para conseguir com que as montadoras utilizem o sistema.

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