Quando vi esta informação, tive a mesma reação que vocês: "a Tornado vai voltar?". O nome remete a uma antiga aventureira da Honda por aqui, que foi descontinuada em 2008, sucessora da ainda mais antiga XR 200 e antecessora da atual XRE 300. Porém, a notícia que surgiu lá fora é para uma moto da Benelli.

A marca é italiana de origem e tem presença forte nos segmentos de entrada na Europa e na Asia. A empresa, porém, está sob jurisdição da chinesa Qiajiang Motors há alguns anos. Agora a Benelli anunciou a novidade para a China inicialmente, custando o equivalente a  R$ 20.794. A esportiva inédita irá encarar uma concorrência de peso, como Kawasaki Ninja 250 europeia e a Yamaha MT-03.

Benelli Tornado 252R

Um dos pontos altos da novidade é o visual. Vista pela lateral, a Benelli Tornado 252R traz linhas mais fluídas e orgânicas, enquanto as rivais são mais agressivas. Na dianteira, o farol é vertical, acompanhados pelas luzes diurnas horizontais abaixo e aletas aerodinâmicas funcionais nas laterais. São três cores disponíveis: preta, vermelha e verde, todas com a porção central da carenagem pintada de prata. As duas últimas remetem à bandeira da Itália, terra natal da montadora.

Outro ponto interessante dessa nova moto é o pacote de equipamentos de série bem completo para essa categoria. A Benelli Tornado 252R traz de fábrica iluminação completa com lâmpadas de LED, freios a disco nas duas rodas (de liga leve) com ABS em ambas e embreagem assistida e deslizante, o que evita o travamento da roda traseira nas reduções de marcha mais bruscas.

O painel de instrumentos é digital, com tela de LCD e permite conexão via Bluetooth. Outro elemento mais premium que está cada vez mais se popularizando entre as pequenas motos esportivas da Europa e da Ásia e a suspensão dianteira com garfo telescópico invertido. O equipamento traz uma dirigibilidade mais apurada.

Como o nome diz, a nova Benelli 252R não traz um motor superpoderoso. O propulsor tem dois cilindros paralelos com 249 cm³ de capacidade. Ele entrega 26 cv de potência e 2,5 kgfm de torque. Arrefecido a líquido, ele já traz quatro válvulas por cilindro com comando duplo no cabeçote com acionamento por corrente.

Galeria: Benelli Tornado 252R

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com