Depois do Brasil, Ford anuncia fechamento de fábricas na Índia

Todas as fábricas no país asiático serão fechadas; EcoSport reestilizado deverá ser aproveitado em outros países

Fábrica Ford Chennai India (2) Fábrica Ford Chennai India (2)

Depois do encerramento da sua operação com fábrica no Brasil em janeiro deste ano, a Ford continua seu plano de reestruturação pelo mundo. Dessa vez a marca do oval azul anunciou o fechamento de todas as suas fábricas na Índia, país no qual onde é produzido o Ford EcoSport – e que curiosamente estava aguardando para ganhar um facelift.

As fábricas que terão suas portas fechadas ficam em Sanand e Chennai, cidades no sudoeste e leste da Índia, respectivamente. E enquanto no Brasil o anúncio do fechamento da fábrica de Camaçari, na Bahia, veio seguido de uma suspensão das atividades de forma praticamente instantânea após o anúncio oficial, na Índia as operações vão ser encerradas durante o primeiro semestre de 2022.

A fábrica de Chennai é a responsável pela produção do EcoSport, que era enviado para diversas partes do mundo, incluindo a Argentina. Essa era a alternativa da Ford Argentina para não deixar de oferecer o SUV compacto no mercado, pois anteriormente o modelo vendido no país hermano era fabricado no Brasil – isso até o complexo fabril de Camaçari ter sua operação encerrada no início deste ano.

Oficialmente, a Ford diz que continuará a fornecer para o mercado indiano peças e serviços, além da continuidade da garantia e suporte aos proprietários. Como parte do plano, a Ford Índia encerrará a montagem de veículos em Sanand no quarto trimestre de 2021 e a fabricação de veículos e motores em Chennai no segundo trimestre de 2022. Com isso, cerca de 4.000 trabalhadores serão dispensados de seus postos de trabalho. 

De contrapartida, a marca diz que mais de 500 funcionários na fábrica da Sanand, que também produz motores para exportação para a picape Ranger, e cerca de 100 funcionários que apoiam a distribuição de peças e atendimento ao cliente, continuarão com seus empregos na Ford Índia.

A justificativa para acabar com sua operação local na Índia, de acordo com a Ford, são as perdas operacionais acumuladas de mais de US$ 2 bilhões (R$ 10,5 bilhões) nos últimos 10 anos e uma baixa de ativos não operacionais de US$ 0,8 bilhão em 2019. Com o fechamento das fábricas, a fabricante espera que a reestruturação crie um negócio lucrativo de forma sustentável na Índia.
De acordo com fontes ouvidas pelo site Argentina Autoblog, o SUV compacto continuará sendo vendido no país hermano enquanto houver estoque.

“O EcoSport continuará sendo comercializado na Argentina até o esgotamento dos estoques, o que estimamos ocorrer no início de 2023. Temos o compromisso da fábrica de Chennai em nos fornecer o estoque necessário para atender todos os clientes que estejam pagando planos de poupança para este modelo” (uma espécie de financiamento disponível por lá, grifo nosso).

“Vamos assumir o compromisso de atender a todos esses clientes. A produção do EcoSport em Chennai continuará até o segundo trimestre de 2022 e isso nos permitirá ter volume suficiente para o mercado argentino”. Mas depois que os estoques acabarem, o utilitário sairá de linha de forma definitiva e não deixará sucessor, algo que ocorrerá no começo de 2023. “Uma vez esgotados os estoques de Chennai, não está previsto continuar a comercialização do EcoSport na Argentina”, finalizaram as fontes.

Porém, não tem como deixar de falar que o anúncio de fechamentos de todas as fábricas da Ford na Índia causou certo espanto, assim como o encerramento da operação da marca com produção nacional aqui no Brasil, que ocorreu em janeiro deste ano. O que talvez sirva de alento para a Índia é que a fábrica de Sanand seguirá ativa, mas não produzindo veículos, mas motores para a picape Ranger - que terá sua nova geração revelada ainda neste ano. 

Lembra daquele EcoSport reestilizado flagrado rodando pelas ruas da Índia que mostramos algumas vezes aqui no Motor1.com? A previsão é que todo esse trabalho de facelift para o SUV compacto deve ser aproveitado em outro país, já que ele continua sendo produzido nas fábricas da Ford na Romênia, Rússia, China e Vietnã. Bom, isso até a marca do oval decidir fechar também alguma dessas unidades fabris. 

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